Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



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sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A Ética e a Moral nos Cultos Afro-Brasileiros



Ao contrário do que muitos pensam, a ética e a moral são de importância substancial no pensamento e na vida dos africanos, que são baseadas nos costumes, em leis tradicionais, tabus e tradições de cada um dos povos da África. Deus é visto como o derradeiro sancionador e sustentador da moralidade. O relacionamento humano pelo parentesco e vizinhança é extremamente importante e a ética e moral tradicionais são construídas, largamente, através das relações humanas. 

Moralidade pode ser resumida, em Yorùbá, pela palavra Ìwà - caráter. Caráter é a essência da ética africana e sobre ele se estabelece a vida de uma pessoa. Deus exige que o homem seja puro eticamente. Deus é o buscador de corações, que a tudo vê e sabe e cujo julgamento é correto e inevitável. Deus julga os homens por seu comportamento aqui e agora, bem como no porvir. Dessa forma a paz na vida após a morte é decidida de acordo com a moral exercida, pelo ser humano, sobre a terra. Mau comportamento pode destruir o destino de uma pessoa, enquanto bom caráter é uma armadura suficiente contra o mal e a desgraça.

Os costumes regulam o que deve e o que não deve ser feito. De acordo com Mbiti: "Roubar, agredir as pessoas, mostrar desrespeito aos mais velhos, mentir, praticar feitiçaria, dormir com a mulher de alguém, matar, caluniar as pessoas e assim por diante são consideradas grandes ofensas, que podem ser severamente punidas pela sociedade através do degredo, indenização, pagamento de multas, espancamento, apedrejamento e até mesmo a morte. Por outro lado, a bondade, a cortesia, a generosidade, a hospitalidade, o respeito, a diligência, a frugalidade e o trabalho duro são aspectos da moral ensinadas às crianças em várias comunidade africanas, como princípio básico de vida."  (Mbiti, John. Introduction to African Religion. London:Heinemann, 1961)

Os Yorùbá e, na verdade, os africanos têm a moralidade como a essência que torna a vida alegre e agradável. Para os Yorùbá, segundo Bólájí Ìdòwú, o bom caráter (ìwà rere) deve ser a mola mestra na vida das pessoas. De fato é isso que distingue o ser humano dos animais. Quando os Yorùbá dizem de alguém O şe Ènìyàn (os atos da pessoa), querem dizer que ela se comporta como deve, ou seja, ela mostra que sua vida e suas relações com os outros são regrados pelas suas melhores características. A descrição contrária kìí şe ènìyàn, n şe lof’awon ènìyàn bora (Ele não é uma pessoa, ele assumiu a pele de uma pessoa). Isso significa que a pessoa é socialmente indigna; em consequência de sua característica, não está apta a ser chamada de pessoa, embora tenha a aparência de uma.

Em geral, deve-se dar ênfase a que Deus, as divindades e os antepassados requerem um bom comportamento dos seres humanos.

Mas podemos perguntar por que as pessoas que seguem a Religião Tradicional Africana, assim como os seguidores de outras religiões (cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo etc), praticam atos imorais? A resposta é simples: hoje, muitas pessoas professam uma determinada religião, porém deixam de agir de acordo com os princípios e os ditames dessa mesma religião, que é a principal causa para os atos de corrupção, violação dos Direitos Humanos, péssimas práticas eleitorais, etnicismo, bem como outras práticas imorais e aéticas.

No entanto, esses problemas não são insuperáveis, basta que as pessoas façam valer aquilo que aprenderam e unam a religião à moralidade, que são coisas indissociáveis. Um adágio Yorùbá diz Ìwà l’èsìn, Èsìn ni Ìwà (religião é uma exibição de moralidade, moralidade é o maior ato de adoração). Por isso é que os adeptos das diversas religiões devem saber e acatar que nossos atos de adoração só se tornarão dignos e significativos ao Criador, se eles forem acompanhados pela ética e pela moral. 


Por Mário Filho - Dirigente do Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra. É Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, com Especialização em Políticas Públicas de Gestão em Segurança Pública e Ciências da Religião (ambas pela PUC/SP). É Mestrando em Ciência da Religião (PUC/SP) e pós-graduando em História da África e do Negro no Brasil (UCAM/RJ) 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ser Médium é...



Todos aqueles que percebem e sentem a presença de uma ação espiritual, seja de qualquer forma, numa atuação positiva ou negativa, é Médium. Ser Médium significa estar no meio, é ser  intermediário entre a vida espiritual e a material, todos que se comunicam ou sentem a presença de Deus, anjos, santos, orixás, mentores, espíritos... são Médiuns.

Significa ter o campo mediúnico mais sensível. O campo mediúnico, também conhecido por Campo Eletromagnético (não confundir com a aura)  tem a função de captar as energias etéreas e fazer a ligação com o Plano Espiritual. Está situado no chacra coronário e se espalha em volta do corpo. Dependendo do estado mental do indivíduo, este campo irá sintonizar uma freqüência energética e captar automaticamente uma energia afim, isto é, se o indivíduo estiver com seu mental negativo, irá captar energias negativas, se positivo, energias positivas.

Tanto os espíritos do Alto como os do Embaixo transitam por essas freqüências e só podem acessar o indivíduo se ele estiver na mesma sintonia. É a Lei da Afinidade, o “Diga com quem andas, que direi quem tu és”

Todos os indivíduos possuem esse campo mediúnico, mas os médiuns, uns mais que os outros, os tem mais aflorado, mais sensível, mais atrativo.

Caso queira fazer uso de seu livre arbítrio e não seguir o caminho da espiritualidade, o indivíduo precisará manter total controle sobre seu mental para que este campo não fique sobrecarregado de energias negativas e o desequilibre totalmente. Se isso não ocorrer, seu campo vai ficando negativo e pesado, influenciando seus sentimentos e decisões e  interferindo em sua saúde física e mental, sua vida material, sentimental, familiar e  profissional.

O médium tem proteção espiritual, basta preservar esta proteção e sempre renová-la através de seus sentimentos e ações. Tentar tornar-se uma pessoa menos egoísta, mais caridosa, justa, equilibrada, passar pelas dificuldades cotidianas sem revolta, ter fé, esperança, compreensão, amor e sabedoria.

Internalizando suas virtudes, este médium se tornará um canal aberto e sem interferências entre seus mentores e as pessoas que o procuram. Através dele as energias positivas do Astral poderão fluir e interagir com as pessoas que dela necessitam.  Conseqüentemente, conquistará um equilíbrio mental que afetará de forma positiva a sua vida material

"Ser médium é:
Ser dono de suas obrigações e de suas responsabilidades.
É dividir com o próximo o dom que se manifesta em você de forma natural.
É fazer pelo próximo muitas vezes aquilo que você não consegue fazer por si mesmo.
É ser alívio para as horas de dor. É ser amparo para os desesperados.
É ser caminho para os perdidos. É ser telhado para os desabrigados.
 É ser luz no meio das trevas. É ser trevas em busca de luz.
 É ser único no meio da multidão. É ser multidão em busca do Um.
É perder para ganhar. É ganhar para perder.
É sorrir com vontade de chorar. É chorar sorrindo.
É gritar no meio do silêncio É fazer silêncio gritando.
É ser espinho a procura de uma rosa. É ser uma rosa sem espinho.
É pedir ajuda ajudando o próximo É pedir ajuda sem ser ajudado pelo próximo.
 É ser o próximo sem ser ajudado por ninguém. É ser ninguém no meio da dor, da raiva e do ódio
É ser ninguém pelo trabalho de alguém.
E mesmo sendo ninguém é fazer parte da criação se portando como um bem divino que mesmo não tendo nada, que mesmo não sentindo nada, que mesmo não pedindo nada, que mesmo não ganhando nada, ainda pede pelo próximo
Ainda sente pelo próximo e nada ganha pelo próximo
Sendo tudo isso, nada sou, nada sinto e nada tenho pois me chamo médium.
Vivo com a cabeça na luz e os pés nas trevas.
 Sou fruto do meio e a ele não temo, sou semente do Criador e a Ele amo e respeito pela vida e na vida daquele que eu chamo de Senhor do meu destino"

Exu Sete Porteiras

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ponto Cantado - Seu Caçador que Anda Caçando



Seu caçador que anda caçando
Seu caçador que anda caçando

Por dentro desse matagal
Se vê uma cobra não mate,
Porque ela é a minha coral

Cobra piou, deixa pia, cobra piou deixa pia
a Sucururi é cobra de Tupinambá...

Esse Ponto Foi Postado pela Irmã Lene. Obrigado Irmã, que Oxalá Abençoe e Ilumine a sua Vida! Saravá! Paz e Luz!


Esse é o Espaço destinado a todos os Leitores do Blog Espiritualizando Com A Umbanda. Faça parte do nosso Blog Postando Pontos Cantados que você mais goste na Umbanda. Só ir ao Menu do Blog e Clicar em Espaço do Irmão Leitor.
 
             Denis Sant'Ana  ✡♆سلام    

Maria Padilha

 
Salve Maria Padilha! 


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Prece de Aceitação



Se eu pudesse, Jesus,
Queria estar contigo
Para ser a esperança realizada
De quem vai pelo mundo, estrada a estrada,
Entre a necessidade e o desabrigo...


Desejava seguir-te, humildemente,
Sem méritos embora,
Para erguer-me em consolo de quem chora
Mostrando o coração enfermo e descontente.


Queria acompanhar-te nos recintos,
Onde a dor leciona e aperfeiçoa
A fim de ser conforto junto dela
E, manejando a frase terna e boa
Afirmar como a vida é grande e bela!...


 
Se pudesse, Senhor, conversaria com todas as crianças
Para dizer que não te cansas de criar alegria...
E seria feliz ao converter-me em modesto recado,
Informando, Jesus, a todos os velhinhos
Que nunca estão sozinhos, porque segues conosco, lado a lado...


Se dispusesse de recursos, queria ser a vela pequenina,
Acesa no clarão do sol que levas,
De modo a socorrer aos que jazem nas trevas,
Fugindo sem razão, da bondade Divina...
Entretanto, Senhor, sei das deficiências que carrego...


Venho a ti como estou, por isto mesmo rogo:
Não me deixes a sós por onde vou...


Se não posso, Jesus, ser bondade, socorro, paz e luz,
Toma-me o coração e, perdoando a minha imperfeição,
Esquece tudo o que meu sonho almeja e ensina-me Senhor,
Com o teu imenso amor, o que queres que eu seja.

Maria Dolores
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
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