Menu Espiritualizando Com A Umbanda

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Exu e Kardecismo




Salve amados irmãos, é com muita alegria que recebo esta oportunidade para falar de Exu e vou aproveitá-la para esclarecer um assunto que me parece polemico: o fato de existir ou não Exu trabalhando junto as correntes kardecistas.

Bem... Uma coisa é bem clara para todos nós, eles não incorporam no kardecismo, isso é fato, mas afinal tem ou não espíritos no grau de guardiões a proteger o trabalho Kardecista? Para que cada um julgue e considere segundo suas concepções do que é um Exu, vou me limitar apenas a transcrever alguns trechos de livros da série “Nosso Lar” de André Luiz, psicografado por Chico Xavier:

· De súbito, um companheiro de alto porte e rude aspecto apareceu e saudou-nos da diminuta cancela, que nos separava do limiar, abrindo-nos passagem.

· Silas no-lo apresentou, alegremente. Era Orzil, um dos guardas da mansão, em serviço nas sombras. A breves instantes, achávamo-nos na intimidade de pouso tépido. Aos ralhos do guardião dois dos seis grandes cães acomodaram-se junto de nós, deitando-se-nos aos pés. Orzil era de constituição agigantada, figurando-se-nos um urso em forma humana.

· No espelho dos olhos límpidos mostrava sinceridade e devotamento. Tive a nítida idéia de que éramos defrontados por um penitenciário confesso, a caminho da segura regeneração. “Ação e Reação” pg 62;

· *Três guardas espirituais entraram na sala, conduzindo infeliz irmão ao socorro do grupo. “Nos Domínios da Mediunidade” pg.53;

· *Apenas o irmão Cássio, um guardião simpático e amigo, de quem o assistente nos aproximou, demonstrava superioridade moral. “Nos Domínios da Mediunidade” pg.251;

Bem... não precisamos nos alongar não é, encontraremos o mesmo tema abordado em várias outras obras de cunho Espirita-Kardecista, só para citar mais uma, do autor J.R. Rochester, que se é polemico, no entanto tornou-se um clássico, temos na obra “Os Magos” um certo Abin-Ari espírito sem luz que vive de retirar de nosso meio os espíritos rebeldes e “larvais” que se voltam contra a humanidade.

Espero ter ajudado na compreensão do mistério Exu, um abraço de vosso irmão em Oxalá,

Por Alexandre Cumino

 MATÉRIA EXTRAÍDA DO JUS – JORNAL DE UMBANDA SAGRADA

       

2 comentários:

  1. Puxa!! To achando que vou ter a resposta e fiquei com água na boca pra ler mais, saber mais... vou ter que ler nos livros né?! Rsrs!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexandre, sobre os Exus ou Guardiões, seria legal a leitura do livro "Legião", do Robson Pinheiro. É maravilhosa a maneira que ele explana sobre o assunto, os detalhes e as curiosidades sobre o método de trabalho deles, a importância que eles tem no trabalho que fazem. Ele cita também sobre as pomba-giras e achei muito bacana, porque não existem tantas literaturas que falam tão abertamente e sem preconceito sobre o assunto, principalmente sendo um livro de cunho Kardecista. Não posso detalhar melhor porque estou terminando de ler, mas é uma dica bacana para quem quer se interar sobre o assunto.

    ResponderExcluir