Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

sábado, 14 de maio de 2011

Espiritualismo Universalista



A cada dia, mais pessoas encontram uma maneira de vivenciar a experiência espiritual, livres do dogmatismo, do sectarismo e até mesmo da religião.
Muitos desses ao serem indagados a respeito de qual é a sua religião, respondem; sou espiritualista.
E quem é ou o que é o espiritualista?
O espiritualista é aquele que, tendo observado o fato de que as religiões até hoje proporcionaram mais males do que o bem, que o seu discurso não está de acordo com a sua ação exemplar, ou seja, que a religião incentivou e fomentou a discórdia, guerras, preconceitos, violência, a separação entre os povos, a diferenciação entre iguais, a exploração do homem pelo homem entre tantas outras "desgraças" e, no entanto, observou também que há no cerne da mensagem espiritual algo em comum, entre todas as religiões que é a mensagem do amor ao próximo, da fraternidade universal, da reforma íntima, da evolução do individuo e da sociedade, da purificação da mente, da compaixão, entre outras coisas e escolheu extrair de todas as tradições e ensinamento aquilo que ao seu ver é aproveitável e decidiu colocar em prática na sua vida, no seu cotidiano.
O espiritualista é aquele que abre mão do julgamento e busca a compreensão, abre mão da discussão vazia e teórica e busca vivenciar a verdade através da experiência do seu dia a dia, é aquele que prefere estar em paz com o seu semelhante do que vencer uma contenda, é aquele que vê no conhecimento espiritual não uma arma para ser melhor que o seu semelhante, mas uma ferramenta para ajudar a si mesmo e todas a sua volta, é aquele que não crê num deus vingativo, num deus imperfeito que se arrepende de suas ações, num deus de julgamento implacável revestido do poder de juiz para julgar, condenar ou absorver àqueles que Ele mesmo deu vida, mas crê sim num Deus transcendental que possa ser vivenciado, conhecido  ou simplesmente crê numa força universal ao qual alguns espiritualistas nem mesmo chamam de Deus.
A espiritualidade significa liberdade, respeito, expansão da consciência, mente aberta, confiança, alegria, gentileza, paciência, tolerância, honestidade, philos, ágape, etc.
O espiritualista não terá a atitude de proselitismo ou seja, não é o do seu interesse convencer ninguém de suas idéias, não pretende remover ninguém da sua religião, ouvirá com respeito a todos, sejam religiosos ou não, o espiritualista terá uma atitude humanista perante todo e qualquer indivíduo e viverá conforme as orientações da sua própria consciência, da sua intuição, da sua razão, ou seja, da sua voz interior.
A religião não salva ninguém! É a verdade que pode ser experimentada e vivida na prática diária é que conduz o ser a libertação, só esta verdade nos libertará, não a verdade teológica.
O fato de participar  ou não de uma religião não significa que o espiritualista será um ser isolado (vivendo somente dentro de um meio ou vivendo só), muito pelo contrário, ele está ao meio do convívio humano, seja profissional, familiar, político, de ação social, nas sociedades fraternas, onde quer que ele estiver, procurará estar vigilante, ensinará e aprenderá através do exemplo, da atitude calma e pacífica, através da ajuda desinteressada, buscará vivenciar aquilo que há de mais profundo dentro de si e entrará em contato com aquilo que há de mais profundo em seu semelhante.
O espiritualismo universalista não é uma doutrina, não é meu interesse sistematizá-la, é sobretudo uma atitude, daquele que busca apreciar todas as jóias do pensamento, presente em todas as tradições, todos os povos, todas as épocas, todas as religiões e toda a busca humana por sabedoria, conhecimento, compreensão, união e paz, no intuito de realizar transformações em si mesmo, mudando o mundo através da sua própria visão, em sua própria mente.
A todos os meus irmãos espiritualistas de todo o mundo! Ouçam o chamado! O chamado que vem de dentro de todos nós, que pede para deixarmos de lado as discussões estéreis, as ideologias vazias, o mundo já está abarrotado de livros, filosofias, teorias, que possuem o seu valor, isto é indubitável, mas é de suma importância vivenciar a espiritualidade em nosso dia a dia, em nossos atos, e que possamos através desta transformação interior, ajudar o mundo a passar pela transformação coletiva, humanizando a terra, sensibilizando o ser, para que um dia uma cultura de paz, possa se consolidar através da paz ativa dos homens de boa vontade!

Paz, Força e Alegria!

Fonte: http://dedentrodamatrix.blogspot.com/

Um comentário:

  1. É exatamento o que abraçei ,depois de frequentar muitos lugares,hoje sou espiritualista,universalista,frequento um terreiro de umbanda fico na assistência ,tomo passe a dirigente deve saber sobre minha mediunidade mas estou satisfeito ouvindo suas palestras antes do inicio dos trabalhos estou mais tranquilo.

    ResponderExcluir

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.