Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

Vai Acender uma Vela? Antes Leia isso!



Instruções Gerais de Conduta Moral, Espiritual e Física dos Médiuns de Umbanda:

 • Manter dentro e fora do Centro, isto é, na sua vida religiosa ou particular, conduta irrepreensível, de modo a não ser alvo de críticas, pois qualquer deslize neste sentido irá refletir no Templo e mesmo na Umbanda de forma geral.

• Procurar instruir-se nos assuntos espirituais elevados, lendo os livros indicados pela Direção do Templo, bem como assistindo palestras e participando dos estudos.

• Conserve sua saúde psíquica, vigiando constantemente o aspecto moral.

• Não alimente vibrações negativas de ódio, rancor, inveja, ciúme, etc.

• Não fale mal de ninguém, pois não é juiz, e via de regra, não se pode chegar às causas pelo aspecto grosseiro dos efeitos.

• Não julgue que o seu guia ou protetor é o mais forte, o mais sabido, muito mais "tudo" do que o de seu irmão, aparelho também.

• Não viva querendo impor seus dons mediúnicos, comentando, insistentemente, os feitos do seu guia ou protetor. Tudo isso pode ser bem problemático e não se esqueça de que você pode ser testado por outrem e toda a sua conversa vaidosa ruir fragorosamente.

• Dê paz ao seu protetor, no astral, deixando de falar tanto no seu nome. Assim você está se fanatizando e aborrecendo a Entidade, pois, fique sabendo, ele, o Protetor, se tiver mesmo "ordens e direito de trabalho" sobre você, tem ordens amplas e pode discipliná-lo, cassando-lhe as ligações mediúnicas; e mesmo infringindo-lhe castigos materiais, orgânicos, financeiros e etc.

• Quando for para ao rito, não vá aborrecido e quando lá chegar, não procure conversas fúteis. Recolha-se a seus pensamentos de fé, de paz e, sobretudo, de caridade pura, para com o próximo.

• Lembre-se sempre de que sendo você um médium considerado pronto ou desenvolvido, é de sua conveniência tomar banhos propícios determinado por sua entidade. Se for médium em desenvolvimento, procure saber quais os banhos e defumadores mais indicados, o que será dado pela Direção do Templo.

• Não use "guias"(colares) de qualquer natureza sem ordem comprovada de sua entidade protetora responsável direta e testada no Templo, ou então, somente por indicação do médium chefe, se for pessoa reconhecidamente capacitada.

• Não se preocupe em saber o nome do seu protetor (tentar adivinhar) antes que ele julgue necessário. É muito importante para você, não tentar reproduzir, de maneira alguma quaisquer gestos ou pontos riscados.

• Não mantenha convivência com pessoas más, invejosas, maldizentes, etc. Isso é importante para o equilíbrio de sua aura, dos seus próprios pensamentos. Tolerar a ignorância não é partilhar dela.

• Acostume-se a fazer todo o bem que puder, sem visar recompensa ou agradecimentos.

• Tenha ânimo forte, através de qualquer prova ou sofrimento, confie e espere.

• Faça “recolhimentos” diários, a fim de meditar sobre suas ações, pelo menos por 30 minutos.

•  Lembre-se de que todos nós erramos, pois o erro é da condição humana e, portanto ligado à dor, a sofrimentos vários e conseqüentemente, às lições com suas experiências... Sem dor, sofrimentos, lições, experiência, não há carma, não há humanização nem polimento íntimo. O importante é que não erre mais, ou melhor, que não caia nos mesmos erros. Passe uma esponja no passado, erga a cabeça e procure a senda da reabilitação: para isso, "mate" a sua vaidade e não se importe, de maneira alguma, com o que os outros disserem ou pensarem a seu respeito. Faça tudo para ser tolerante, compreensivo, humilde, pois assim só poderão dizer boas coisas de você.

• Zele por sua saúde física com uma alimentação racional e equilibrada.

• Não abuse de carnes vermelhas, fumo ou quaisquer excitantes.  

• No dia de rito, regule a sua alimentação e faça tudo para se encaminhar aos trabalhos espirituais, LIMPO DE CORPO E ESPÍRITO.

• De véspera e após a sessão, não tenha contato sexual.

• Tenha sempre em mente que, para qualquer pessoa, especialmente o médium, os bons espíritos somente assistem com precisão, se verificarem uma boa dose de HUMILDADE ou simplicidade NO CORAÇÃO (e não só nas palavras)

• A VAIDADE, O ORGULHO E O EGOÍSMO CAVAM O TÚMULO DO MÉDIUM.

• Aprenda lentamente a orar confiando em JESUS, o regente do planeta Terra. Cumpra as ordens ou conselhos de seu protetor. Ele é seu grande e talvez único amigo de fato e quer a sua felicidade.

• Seja pontual e não faltar aos ritos que tiver em seu terreiro.

• Mantenha um bom relacionamento com seus irmãos de fé evitando fofocas, dissabores e conversas improdutivas e invejosas.


Material retirado do livro Lições Básicas de Umbanda (Rivas Neto)

43 comentários:

  1. MUITO BOM, TODOS NÓS DEVERÍAMOS TER ESSE TEXTO NA CABECEIRA DE NOSSA CAMA PARA LER E MEDITAR TODAS AS NOITES.

    ResponderExcluir
  2. REalmente é muiito salutar os ensimamento prestados atraves deste singelo texto!!! Obrigada pela caridade!

    ResponderExcluir
  3. Adorei os textos lindos as palavras são ótimas amei.

    ResponderExcluir
  4. Ola o texto em questão possue na sua escencia um grande ensinamento, pois os mediuns de forma geral precisam se avaliar diariamente para que não caiam nas armadilhas interiores, desejo muitas felicidades

    ResponderExcluir
  5. Como seria bom se todos pudesse compreender e por em pratica esse texto maravilho de grande aucilio para nós

    ResponderExcluir
  6. QUERO PODER PRATICAR ESSES EONSINAMENTOS. NA CORRIDA DO OURO ESQUECEMOS DE REZAR,ESQUECEMOS DE NOS PERDOAR,ESQUECEMOS DE AMAR. NESTE EXATO MOMENTO ELEVO ESTAS PALAVRAS A JESUS PARA QUE ELE ENTERCEDA PARA A MINHA MELHOR EVOLUCAO. SAVE JESUS, SALVE A MINHA SENHORA APARECIDA A VIRGEM DAS VIRTUDES E DO SILENCIO, MINHA MAE ENTERCEDA POR MIM JUNTO A JESUS, AGORA E SEMPRE,AMEM.

    ResponderExcluir
  7. Sinto-me obrigado a comentar: como lidar com tais ensinamentos da forma como estão sendo passados? Como lidar com um bem estar físico, psíquico e social, tal qual é requerido ao longo do texto, a fim de trabalharmos nossa mediunidade para/com/por nossos guias?
    Esse bem estar requerido é o que, socialmente, nos apresentam como definição de saúde, e sabemos que esse bem estar não nos é possível. Que lidamos com estresse, que trabalhamos para mantermos condições de estabilidade financeira, que estamos a todo momento tentando manter bom estado físico. Buscar estar bem a todo momento já é pressionar a saúde mental, já é se preocupar. Cada pessoa passa por situações de desconforto psíquico que, por vezes, exigem muito tempo para se restabelecer.
    Sou umbandista e busco estar atento, respeitoso e responsável com minhas obrigações. Mas sou, também, pessoa encarnada com responsabilidades sociais, imersa numa sociedade patologizada e patologizante, e é obrigação minha - e de todos nós encarnados - fazer por onde possa/possamos ter uma sociedade onde o respeito seja permeador das relações, e não obrigação, onde tenhamos responsabilidades com a natureza e façamos reconhecer a importância da sua preservação para que mantenhamos nossos guias fortalecidos em vossas energias.
    Não é minimamente fácil realizar todas as atividades citadas no texto, e me parece um risco se isentar de certas relações. É a partir das relações que temos no dia a dia que temos a possibilidade de realizar mudanças, que temos chance de tocar o outro em toda a nossa humanidade, independentemente da religião que nos represente.
    Que o Axé possa ser fortalecido por nós!
    Que nossos guias estejam conosco e que trabalhemos pela nossa evolução e por um mundo melhor sem esquecer das pessoas que estão ao nosso lado. Essa é a nossa missão maior.
    Luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão, se pra ti, o respeito não é obrigação então tá faltando alguma coisa em sua vida de (médium) umbandista. axé a todos

      Excluir
    2. Gostei muito deste estudo muito valido.

      Excluir
    3. gostei muito do estudo..

      Excluir
    4. você foi perfeito em sua colocação,,, Somos seres carnais e todos estes conselhos são importantes para nossa evolução espiritual, sendo carnais estamos também sujeitos a ter experiências estressantes e por este motivo que nossos "guias" protetores nos assistem e auxiliam, não estamos sós e ai é que se manifesta a força de nossa fé em nossos protetores!!! somos o instrumento de suas obras e se não pudermos lidar com isso tirando o melhor, jamais poderemos auxiliar nossos irmão neste plano terreno e espiritual.

      Excluir
    5. MINHA QUERIDA SANTA BÁRBARA E MEU SÃOJ ERÔNIMO, EU (ATS) PEÇO A PROTEÇÃO E A REALIZAÇÃO DOS MEUS PEDIDOS QUE É DE RESTAURAR O MEU CASAMENTO, A MINHA FAMÍLIA, O MEU LAR,O MEU ESPIRITUAL,O RACIONAL,MATERNAL,SENTIMENTAL,CONJUGAL,E A CURA DE MINHAS ENFERMIDADES E DOENÇAS,OBRIGADA E AMÉM!

      Excluir
  8. Li o texto, sou Umbandista.

    Quantos absurdos a gente tem que ler em nome da Umbanda.

    Pessoas (donos de blogs)sem o minimo de discernimento, escrevem um apanhado de coisas copiadas da Internet, sem a menor preocupação de analisar, depurar. Simplesmente despejam.

    talvez o SR. Rivas Neto, possa, eu coloquei possa cumprir varias da coisas que ele coloca. Pois ele vive da religião.

    Muitos absurdos.

    ResponderExcluir
  9. Olá bom dia ...
    Eu sou novo na religião e este texto me foi de grande importância é muito bom ter estes ensinamentos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tenho religião mas respeito todas que pregam o amor,acredito piamente na providencia divina e não sei oque seria de mim se não fosse meus mentores maravilhosos , e não me canso de agradecer a Deus por cada chance que tenho de evoluir espiritualmente .as x desvio de meu caminho ,mas eles me empurram de volta ,me orientando no que é serto mesmo sabendo que sou leiga , fui batizada na igreja adventista mas o tempo todo ouvia meus mentores me dizendo isto ou aquilo, e muita e muitas x conseguia enxergar dentro das pessoas, e vi que ainda não era ali que meus mestre espirituais queria que eu ficasse então comecei buscar uma liberdade espiritual até que cheguei a uma casa kardecista, e aos poucos fui me descobrindo fui me aproximando do meu eu mas derrepente do nada eu não consegui mais ir nas reuniões , pois estava sendo orientada a não continuar mais naquela casa , mesmo porque queriam que eu trabalha se nos passes e eu não me senti preparada, talves por medo me afastei, mas vi que lá havia algo que não estava certo ou sei lá ainda não era a casa . fui convidada pra visitar uma casa de umbanda me senti encantada naquela casa fiquei de longe observando e me apaixonei . e um guia ( boiadeiro me disse que eu tinha que trabalhar e que eu não tivesse medo que eles me colocariam nos eixos kkk adorei ouvir isso mas ainda sinto que não estou pronta!, enfim o texto a cima foi muito util para mim , muita axé e muita paz a todos.

      Excluir
  10. Boas Palavras... Aprendemos cada vez mais com nossos irmaos.
    Muito bom texto.

    ResponderExcluir
  11. G = Oh! Sempre! Toda Bendita, Poderosa, Forte (Grandiosa, Generosa, Gloriosa, Vitoriosa)! Sempre! Umbanda! Sempre! Salve! Saravá! Ave! Namastê! Viva! Shalom! Motumbá! Kolofé! Mukuiu! Om Shanti! Jaya Ahow! Sempre! Louvores, Bendizeres, Elogios (Glorificações, Adorações, Ofertas, Oferendas), a Vós! Sempre! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  12. G = Oh! Sempre! Todos Benditos Orixás (desde: Oxalá, até Exú)! Saravá! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Paz, Saúde, Proteções (muitas), a mim! Sempre (Mesmo)! Assim Seja! Assim Se Faça (Sempre, Mesmo)! E, Nunca (Mesmo) Se Desfaça! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  13. Não entendo, aprendi a respeitar a opinião de cada ser. sendo assim cada qual no seu tempo de evolução "o que e bom para mim pode não ser para voce"...

    ResponderExcluir
  14. oi quero sua ajuda mim diz qual nome da minha pomba gira entre em contato cmg niciellyalves1988@gmail.com obg?????????????????????????/

    ResponderExcluir
  15. foi de muita valia para mim se todos conseguice fazer um pouco por dia de tudo que foi escrito ja fariamos um mindo melhor .que meu pai ogum proteja todos sava umbanda muito axe a todos.

    ResponderExcluir
  16. HOJE EU CONSEGUI FALAR COM VOCES POR FAVOR MANDE UM ANJO EM MEU SOCORROME AJUDE POR FAVOR FAÇA UMA ORAÇÃO UM PEDIDO DE AJUDA URGENTE PONHA ZULEIDE APARECIDA NA CADEIA E JÕAO BATISTA SANTOS E RENATO S LAVIA DERRUBE ELES MANDE UMA PLICIA DE FORA VER E PRENDER O NELSON C.G. AJUDE POR FAVOR ESTOU EM DESESPERO AJUDE AS POLICIAS VER TUDODE ERRADO QUE ESTÃO FAZENDO PEÇO QUE SEJAM PUNIDOS DE TODO O MAL QUE ME FAZEERAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, melhor passar em uma delegacia, é muita prisão pra atender

      Excluir
  17. Bendito Exú MARABÔ! Laroiê!

    ResponderExcluir
  18. Oh! Sempre! Bendito, Forte, Poderoso (Generoso, Grandioso, Generoso, Vitorioso)! Sempre! Bom: Amigo, Companheiro, Mestre (Orixá, Gênio, Padrinho, Pai)! Sempre! Bom: Bruxo, Feiticeiro, Mago (Pajé, Xamã, Guru, Guerreiro) Sempre! Bom: Exú MARABÔ! Sempre! Laroiê, Saravá, Salve (Kolofé, Motumbá, Mukuiu, Namastê)! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de: bom (e ótimo), a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  19. Saravá! Agô! Axé!...

    ResponderExcluir
  20. Oh! Bendita Preta-Velha Vó Estefânia (da Médium Dona Lídia)! Saravá! Malembe! Agradecido, por todas as ajudas que recebi de Vós! Axé!!!

    ResponderExcluir
  21. Laroê! Malê! Axé!...

    ResponderExcluir
  22. passei uma manha maravilhosa,e recebendo o conforto espiritual ,atravez dos pontos.dos orixas.sarava todos

    ResponderExcluir
  23. Salve (Ave, Viva)! Maleme! Axe, Axe, muito Axe!...

    ResponderExcluir
  24. Saravá! Male! Axe!...

    ResponderExcluir
  25. Que maravilha termos essas orientações que nos ajudam a trilhar o melhor caminho. Epa babá.

    ResponderExcluir
  26. meu jamil,venho ultimamente passando por muitos probemas espirituais e pessoais,tenho visitado alguns terreiros,no qual nao me senti bem,gostei muito do texto acima,onde traz uma orientaçao,e quero da proceguimento na minha medunidade de forma certa e correta,preciso de ajuda,pois acada dia que passa cinto a presença de meus orixas,querendo que eu desenvolva,quero saber o que fasso,e preciso miuto de ajuda,tenho me cuidado,nos banhos,nas rezas ect,mas preciso muito de ajuda.sou medio em desenvolvimento,moro Belo Horizonte MG,obdo

    ResponderExcluir
  27. Bom dia!!!a Todosssss, amei, está mensagem!!!que a Luz Divina do Espírito Santo Caia sobre Nós!!! Todosssss ossss diassss!!!Amém!!!

    ResponderExcluir
  28. Salve! Agô! Amém! Axé!

    ResponderExcluir

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.