Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Hoje é Dia de Preto Velho! 13 de Maio. Adorei as Almas!


Meus Irmãos a Rede Globo Fez Uma Homenagem aos Pretos Velhos
É curta e rápida, mas se levarmos em consideração
O custo e audiência desta emissora
Então podemos nos sentir gratos
E homenageados.

Em tempos de tanto preconceito e discriminação
É preciso dar valor ao que vem de bom
E a quem de alguma forma colabora
Na divulgação de nossos valores
Prestigiem toda ação em
Favor de nossos
Valores...


Hoje comemoramos o Povo da Umbanda mais Sábio e Humilde. Festejamos hoje o Dia dos Pretos Velhos e as Pretas Velhas. E em virtude desta homenagem, segue essa reflexão:
Assim, em homenagem a essas entidades, vamos refletir, pensar sobre o que é ser humilde, como combater em nós o orgulho e a vaidade. Percebermos que a caridade e o exercício mediúnico são incompatíveis com o orgulho e com a vaidade. E tentarmos medir nossas ações, pensamentos e falas e buscar neles como ainda nos falta humildade.
O orgulhoso nada aprende, pois sabe tudo, nada escuta, pois sempre tem o que falar. Ao olharmos para um preto-velho sentado no toco, ele escuta, caridosamente tudo, e depois fala pouco, e ainda agradece pela oportunidade que a pessoa deu a ele por estar ali naquele momento. E sempre vejo os Pretos Velhos, dizerem que aprendem coisas, pois cada pessoa age de uma forma diferente diante da mesma situação, e com elas eles, nossos Velhinhos, aprendem mais uma maneira de lidar e as vezes de como não lidar com as dificuldades.
Vejo nos Pretos Velhos a ajuda desinteressada, já que humilde são suas condutas e sua personalidade, pois quando fazemos nosso trabalho espiritual na ânsia de sermos reconhecidos, agradecidos, etc, agimos por orgulho e por vaidade e não por amor desinteressado e incondicional. Ou seja, a caridade verdadeira só pode ser praticada por corações humildes.
Insisto com todos os irmãos de nossa seara Umbandista essa lição do Pai Tobias, diz esse sábio ancestral negro:
"Filho aqui agimos movidos pelo amor, pela caridade, por isso não sei se o que a pessoa me pede será atendido, não sei se será curada, se arrumará emprego, ou um bom companheiro ou companheira, pois quem opera as graças são os Orixás, e assim somente a vontade Divina é quem dá o resultado dos pedidos, a mim cabe atuar com amor, fazer tudo o que estiver ao meu alcance com muito carinho e atenção, não medir meus esforços e minhas energias para que a pessoa sinta meu amor por ela, e perceba que tudo tentarei, mas sempre falo que quem faz é Deus, sou apenas um instrumento Dele. Ou seja, nunca ofertamos resultados, pois eles são decisões de Deus, ofertamos amor. assim não espero obrigado, pois o que eu ofereço a eles é apenas o meu trabalho, quando conseguirem devem agradecer a Deus, aos Orixás, pois eles é que realizaram o pedido."
Amar desinteressadamente, doar de verdade sua energia e seu trabalho, e ainda entender que está aprendendo, e não ensinando. Todos aprendem com eles, os pretos-velhos, todos recebemos sua ajuda, mas nunca nos sentimos humilhados ou inferiorizados quando nos ajudam, pois o fazem de uma forma tão humilde e desinteressada, que sua ajuda nunca nos oprime. Quando ajudamos com orgulho, aquele que recebeu ajuda se sente constrangido, em débito. No fim será que realmente ajudamos?
Enfim, ser humilde não é se humilhar, não é se felicitar, não é não gozar das coisas da vida, ser humilde é um estado permanente das almas evoluídas e que devemos cultivar, pois como tudo que é verdadeiro, ela precisará enraizar, brotar e dar frutos, e para que isso aconteça, só precisamos semear. Quem sabe o dia do plantio não coincide com esta semana? Todos gozarão de benefícios incalculáveis com isso, mas com certeza os médiuns, trabalhadores da seara umbandistas não são mais convidados a este plantio, somos todos convocados, pois nada pior ao médium que o orgulho.
Saravá os Pretos-velhos
E por favor meu Pai, meu Avô, minha Mãe, minha Vó, meu Vô, minhas Tias e Tios, maneiras que chamamos os prestos-velhos, ajudem-nos a conquistar a humildade, vencendo o orgulho e a vaidade.

Adorei as Almas, Adorei as Almas louvadas e benditas da Umbanda.
Amo a todos vocês, me... Paz!


Fonte: http://www.paitobias.com

2 comentários:

  1. Olá amigo!
    Excelente texto e também achei que a Rede Globo fez uma grande homenagem aos nossos Pretos Amados.
    Só gostaria de saber quem é o autor desse texto tão bom!
    Um abraço e que nossos lindos Pretos nos acompanhem sempre em nossa jornada!
    Anna

    ResponderExcluir
  2. Boa noite gostei muito de seu site muito interesante tive lendo umas orações em outro site: Povo de Umbanda com depoimentos estranhos e controversos sobre mediunidade e as esplicações sobre incorporação fico muito triste em ver pessoas que não sabem o que estão fazendo nesta terra e que acham bonito dizer que são mediuns venho de uma familia espirita e estou fazendo um grande levantamento sobre os espiritos que aqui estão para ajudar os homens e suas historias tanto de vida quanto do seu desencarne e suas missões tanto aqui quanto em outras casas do Senhor noso Deus tenho 10 anos de pesquisa e relatos de varios espiritos gostaria de ver o espiritismo mais respeitado sem tantos mediuns sem escrupulos e casas com menos Quiumbas como dis meu mentor meu grande amigo e companheiro gostaria que entresem em contacto se for do interese de voces fico muito grato.
    aurelio_sul1965@hotmail.com
    Aurelio Bueno De Sá

    ResponderExcluir

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.