Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pomba Gira?



Quando perguntamos a algumas pessoas o que é Pomba Gira, a resposta e a mentalidade no mesmo instante voltam-se para uma figura mundana, prostituída, de vulgaridade, etc., dentre outros termos pejorativos e difames com relação à força e à entidade Pomba Gira.

Muitos afirmam que eram “mulheres da vida“ e que por isso quando baixam nos terreiros devem se “esfregar” e se insinuarem aos homens passando o ar de leviandade. Mas, eu pergunto: Pomba Gira é isso? Pomba Gira é leviana, mundana ou prostituída? Pomba Gira fica realmente se “esfregando” nos homens? A Umbanda com sua estrutura permite isso? Está na hora de colocarmos ordem na casa e principalmente na visão que muitos possuem com relação à estrutura de Pomba Gira.

Pomba Gira é uma entidade de cultos Afros, vem aos nossos terreiros para nos auxiliar, orientar, amparar, aconselhar, etc.. Então, se uma entidade que tem todos estes DESEJOS, será que é mesmo o que falam?

Pomba Gira carrega em seu trono inúmeras qualidades, como o ABISMO ABSOLUTO, o ESGOTAMENTO, a SENSUALIDADE, bem como o DESEJO e é ai, eu acho, que encontramos o problema, O DESEJO.

Com relação aos ABISMOS ABSOLUTOS e seu ESGTOTAMENTO, podemos pedir a esta força que, por exemplo, esgote todas as nossas tormentas, nossas dores, nossos desafetos, nossas descrenças, etc.. Ela possui a força do esgotamento, então quando estamos com excesso de sentimentos negativos, ou sofrendo atuação de uma demanda, podemos pedir ajuda para força de Pomba Gira, pedindo para que se esgote estes sentimentos, que se esgote esta demanda que está atuando negativamente contra você. Ao ABISMO ABSOLUTO podemos entregar as nossas desilusões e decepções pedindo para que continuem em queda e sendo assim não nos prejudique mais.

Agora o assunto mais intrigante. Seria a qualidade que eu acredito ter gerado ou contribuído para a difamação da força, O DESEJO.

Quando falamos de DESEJO e ainda agregando ao mistério Pomba Gira, muitos responderão que é SEXO e, desta forma, eu pergunto: DESEJO e SEXO são sinônimos?

Felizmente não, SEXO e DESEJO não são a mesma coisa.

Pomba Gira carrega o DESEJO, mas vamos parar e pensar no que seria este DESEJO:

Quem não deseja progredir?

Quem não deseja vencer na vida?

Quem não deseja ser Pai ou ser Mãe?

Quem não deseja ter uma vida estável?

Quem não deseja ter uma relação boa com seus familiares, parentes e amigos?

Quem não deseja um bom emprego?

Quem não deseja ser FELIZ?

Quem não deseja ser/ter...?


Acho que agora ficou mais claro. Os caros leitores conseguiram visualizar que o DESEJO está em tudo?

Limitar o DESEJO ao SEXO é algo muito pobre, chegando a ser uma ofensa com relação à força das Moças.

Pomba Gira não carrega o DESEJO sexual, ela carrega a essência do DESEJO. Sem este DESEJO das Moças, nossas atividades e tarefas seriam muito mais difíceis, pois com o DESEJO conseguimos iniciar e finalizar muitas coisas de nossas vidas.

Às vezes eu vejo aquelas incorporações de Pomba Gira, onde os aparelhos bebem garrafas e mais garrafas de espumantes, se insinuam para os homens (da corrente e assistência). Então eu pergunto: Será que realmente é a Entidade, ou será que a(o) médium está com um desejo contido e a máscara da Pomba Gira é colocada na frente e assim temos a quem culpar?

SENSUALIDADE não é SEXUALIDADE e ser Sensual não é ser Sexual. Não é porque as Moças se apresentam com a essência de uma extrema feminilidade, doces e altamente delicadas, que são objetos Sexuais ou a representação de fantasias. Elas expressam puramente uma das formas de Desejo que toda mulher possui e, isso, acaba trazendo uma enorme confusão para muitos que acham que Pomba Gira é sinônimo de prostituição e de sexo, que Pomba Gira é para amarrar ou desunir e é este o ponto de confusão.

Um pequeno conselho para pedir diante de uma moça, uma Senhora Pomba Gira, ou uma Rainha, independente de qual seja o nome ou a graduação, peça para que lhe dê o desejo e o esgotamento, peça o desejo de vencer como ser humano, o desejo de crescer como pessoa e o desejo de ser uma pessoa melhor. Com relação ao esgotamento, peça para esgotar suas fraquezas, esgotar seus sentimentos negativos e esgotar o mal que lhe ronda.

Não é de bom grado deslocar uma força como esta para questionamentos como: “será que o meu marido, namorado ou noivo está me traindo?”, ou “será que ele me ama?”, ou “será que vamos dar certo?”. Vamos pensar, neste instante, como uma Pomba Gira que carrega o desejo e o esgotamento. Ela veio até o terreiro, onde na assistência possuem inúmeras pessoas com problemas de saúde, de emprego, de depressão com a intenção de um suicídio, com trabalhos espirituais negativos, etc., e alguém chega diante de ti (que é uma Pomba Gira no momento) e faz estes tipos de questionamentos, colocando em suas mãos a solução dos problemas que a própria pessoa criou. Como você se sentiria sendo a Pomba Gira? Conseguiram imaginar isso, como elas se sentem? Ela poderia dar um atendimento de esgotamento naquele irmão que está com Câncer, tentando auxiliá-lo no esgotamento da doença ou da dor, ou então para outro irmão lhe dando o Desejo de VIVER necessário para que não cometa um suicídio por depressão. São inúmeras  as possibilidades e atuações das Moças. Ao tomar o seu passe lembre-se disso. Coloque-se no lugar de uma Pomba Gira e faça o seu pedido.


Desejo de Pomba Gira
(por Raquel Carpani – Médium de Umbanda)

Oh Pomba Gira que vem neste terreiro
Oh Pomga-gira venha nos descarregar
Com seu desejo de mulher que nos fascina
Que nos traz vida e nos caminhar

Gira, Gira Pomba Gira
Nos traz suas rosas
Com seu perfume de mulher
Pomba Gira não é mundana
Pomba Gira que emana
O Desejo de vida e o Desejo de vencer

Gira, Gira Pomba Gira
Nos trás suas rosas
Deixando seu perfume no ar
Pomba Gira não é mundana
Pomba Gira que emana
O Desejo de vida e o Desejo de amar

3 comentários:

  1. MUITO IMPORTANTE E ESCLARECEDORA AS PALAVRAS SOBRE POMBA GIRA = A FALTA DE ENTENDIMENTO DO QUE SEJA UMBANDA LEVA A COMPREENSÕES DEFORMADAS = MAS TUDO ISSO É EM RAZÃO DO GRAU ESPIRITUAL DE CADA IRMÃO = A GRANDE MISSÃO DA UMBANDA É PROPORCIONAR A TODOS A OPORTUNIDADE DA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL

    ResponderExcluir
  2. Li os textos acima sobre exu e pomba gira, gostaria de saber por que as imagens retratam sempre sensualidade algumas com figuras demoniacas, se como citado acima elas são espiritos de luz e não espiritos com vivência profana?

    ResponderExcluir
  3. Muitos são os fatores de ainda existirem essas imagens... vc poderá ver melhor neste texto: http://exuepombagiranaumbanda.blogspot.com/2012/01/arquetipo-dos-exus.html

    Muita Paz e Luz em sua Caminhada e que os Guardiões de Umbanda possam te proteger sempre! Saravá!

    ResponderExcluir

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.