(Acredito que a concentração é o ponto chave para uma boa incorporação)
Uma das dificuldades dos integrantes das reuniões mediúnicas diz
respeito à concentração.
A capacidade de controlar, direcionar e manter o pensamento dentro das
finalidades da reunião é, para a maioria, um esforço muito grande e que nem
sempre dá bons resultados. Não raro os pensamentos se dispersam, fixam-se em
fatos do dia-a-dia e acabam por tornar alguns sonolentos, enquanto outros estão
distraídos e longe dos objetivos propostos para um trabalho sério. Alguns
poucos, então, conseguem uma boa concentração e estes sustentarão os trabalhos
programados, porém, como é óbvio, sem alcançar melhor produtividade devido aos
bloqueios vibratórios existentes no ambiente.
A nossa
cultura ocidental não dá ênfase à necessidade do controle mental, pois é
fundamentada em uma mentalidade racional, extremamente prática, extrovertida e
imediatista valorizando a horizontalidade da vida terrestre, exatamente oposta
ao Oriente, cuja mentalidade se estrutura de forma intuitiva, mística e
introvertida e que realça a essência espiritual do ser humano, incentivando a
busca da verticalidade.
Nos últimos tempos tem-se notado um sensível aumento no interesse por
algumas práticas orientais, ressaltando-se a meditação, cujos benefícios estão
sendo procurados pelos ocidentais, que despertaram para a necessidade de uma
busca interior, ou seja, o autoconhecimento.
A concentração que é praticada nas reuniões mediúnicas, evidentemente,
tem conotações próprias e não deve ser tomada aqui como as realizadas nas
práticas orientais, embora os aspectos semelhantes nas suas bases, quais sejam
a disciplina mental, o controle e equilíbrio dos pensamentos. Exatamente por
terem estes mesmos fundamentos é que citaremos algumas definições de autores do
Oriente, visto que a sabedoria oriental é multimilenar e pode beneficiar-nos
sobremaneira através desses pontos comuns.
Concentração - Conceito: Concentrar, segundo o dicionário Aurélio,
significa "fazer convergir para um centro ou para um mesmo ponto. Aplicar
a atenção a algum assunto".
Um autor oriental, Mouni Sadhu, esclarece que o poder de concentração
consiste na "habilidade para manter inabalavelmente sua percepção sobre um
tema escolhido, pelo tempo que você decidir continuar com ele" (Do livro
"Meditação").
É exatamente essa capacidade de concentrar nos objetivos da reunião mediúnica
que irá favorecer a realização dos trabalhos.
Leon Denis, em sua magistral obra "No Invisível", alerta:
"Conforme o seu estado psíquico,os assistentes favorecem ou embaraçam
a ação dos Espíritos"
Dificuldades de Concentração
Deixamos a palavra com Leon Denis, que assinala o motivo principal da dificuldade
de concentrar:
"Na
maior parte dos homens os
pensamentos
flutuam sem cessar.
Sua
mobilidade constante e sua
variedade
infinita pequeno acesso
oferecem às
influências superiores.
É preciso
saber concentrar-se, pôr
o pensamento
acorde com o
pensamento
divino.(...)"
("O
Problema do Ser, do Destino e da Dor", cap. XX)
A reunião mediúnica apresenta ainda outras conotações que são peculiares
ao tipo de atividade que ali se desenvolve.
Assim, a dificuldade de concentrar-se nos objetivos elevados que o
exercício da mediunidade requer é resultado da pouca prática que a maioria das
pessoas têm de fixarem seus pensamentos em assuntos edificantes, em ideais e idéias
nobres durante o seu dia-a-dia. Estão com a mente sempre ocupada pelos
problemas e questões do cotidiano, por coisas supérfluas e interesses
imediatistas, pelo noticiário e programa da TV, por literatura e músicas teor
inferior, por conversações extremamente banais e irresponsáveis, e não conseguem
esvaziá-la desses assuntos para dar campo às influências benéficas dos
Espíritos Superiores, dos Mentores que assessoram os trabalhos.
Ensina Leon Denis:
"As
preocupações de ordem material criam correntes
vibratórias
horizontais, que põem obstáculo às radiações
etéreas e
restringem nossas percepções. Ao contrário,
a meditação,
a contemplação e o esforço constante
para o bem e
o belo formam correntes ascensionais,
que
estabelecem as relações com os planos superiores
e facilitam
a penetração em nós deo eflúvios divinos ".
A importância da concentração mediúnica
"Nesse sentido, consideremos a concentração mental de modo diverso
dos que a comparam a interruptor, de fácil manejo que, acionado, oferece
passagem à energia comunicante, sem mais cuidados... A concentração, por isso
mesmo, deve ser um estado habitual da mente em Cristo e não uma situação passageira
junto ao Cristo".
Nossos pensamentos têm determinado teor vibratório, de acordo com os
sentimentos que os tipificam.
É imprescindível compreendermos que o pensamento é energia viva
"construindo paisagens ou formas e criando centros magnéticos ou ondas,
com os quais emitimos a nossa atuação ou recebemos a atuação dos
outros(Emmanuel - "Roteiro", cap.28).
Este é o processo natural de sintonia e que predomina no curso de nossa
existência.
Nas tarefas mediúnicas esta sintonia apresenta peculiaridades próprias.
É essencial que exista uma afinizaçào, uma sintonia entre os participantes para
que se estabeleça uma sincronia de forças, a conhecida "corrente
vibratória".
Pode-se inferir, desde agora, o quanto é importante a concentração
individual, visto que a qualidade dos trabalhos de intercâmbio depende
fundamentalmente da participação consciente e responsável de cada um.
Recordemos Leon Denis, quando leciona a respeito:
"São favoráveis as condições de experimentação quando o médium e os
assistentes constituem um grupo harmônico, isto é, quando pensam e vibram em
uníssono. No caso contrário, os pensamentos emitidos e as forças exteriorizadas
se embaraçam e anulam reciprocamente..."(No Invisível)
Ele acrescenta ainda que o médium em meio a essas correntes contrárias
fica bloqueado, sem condições de atuar mediunicamente ou bastante prejudicado
na filtragem das mensagens.
Em "O livro dos Médiuns", o Codificador ressalta a necessidade
da concentração ao referir-se à reunião como um ser coletivo, resultante das
qualidades e propriedades de seus membros e esta tanto mais força terá quanto
maior homogeneidade vibratória houver. Ele afirma que o poder de associação dos
pensamentos de todos é que contribuirá para a comunicação dos Espíritos,
"mas a fim de que todos esses pensamentos concorram para o mesmo fim,
preciso é que vibrem em uníssono; que se confundam, por assim dizer em um só, o
que não pode dar-se sem a concentração"(Item 331).
Portanto, cada participante precisa estar consciente de sua contribuição
para que haja êxito nas atividades programadas pela Espiritualidade Maior.
João Cleófas (Espírito), m seu excelente livro "Intercâmbio
Mediúnico", desenvolve o pensamento de Kardec e Denis, em linguagem
moderna:
"A média que resulta das fixações mentais dos membros que constituem
o esforço da sessão mediúnica oferece os recursos para as realizações
programadas.
A concentração individual, portanto é de alta relevância, porque a mente
que sintoniza com as idéias superiores vibra em freqüências elevadas"
Como Obter uma boa Concentração
A concentração não requer um esforço físico. Pessoas que tentam
concentrar franzindo a testa, fechando os olhos com força ou denotando qualquer
outro tipo de tensão muscular não alcançarão a finalidade a que se propõem.
Ao contrário do que imaginam, a concentração exige um relaxamento e
passa por alguns estágios, quais sejam:
1. Relaxamento - O relaxamento do corpo físico serve para preparar e
favorecer a calma, a tranqüilidade interior.
2. Abstração - Abstrair-se do mundo exterior, de tudo ao seu redor.
3. Interiorização - Fazer silêncio interior, abstraindo-se também dos
conteúdos psicológicos(emoções, pensamentos, imagens, lembranças, etc).
4. Fixar a mente - A mente se fixa e a atenção volta-se exclusivamente
para o objetivo da reunião.
5. Aquietar a mente - Neste ponto a mente se aquieta e, no caso dos
médiuns, oferece espaço para a sintonia mental com o Espírito que irá
transmitir a comunicação.
Afirma João
de Cleófas:
"A concentração, é, pois, a fixação da mente numa idéia positiva,
idealista, ou na repetição meditada da oração que edifica, e que, elevando o
pensamento às fontes geradoras da vida, dá e recebe, em reciprocidade,
descargas positivas de alto teor de energias santificadoras."(Intercâmbio
Mediúnico)
Pensamentos Intrusos
Todos os que se iniciam nos exercícios de concentração ou de meditação
percebem que é difícil controlar os pensamentos e que, com freqüência, vêem-se
assaltados por pensamentos intrusos, inconvenientes e inoportunos.
Deixemos a lição a respeito com um dos mestres orientais:
"No início toda a sorte de maus pensamentos podem ocorrer, se
levantarão na sua mente. Você se sobressaltará.
Ficará atormentado. Isto é um bom sinal. É sinal de progresso
espiritual. Voe está evoluindo espiritualmente. Esses pensamentos, com a
continuidade (dos exercícios), morrerão com o tempo". (Trechos do livro
"Concentração e Meditação", de Swami Sivananda).
Ele também aconselha que a pessoa não lute contra a sua mente durante a
concentração.
O mais acertado é aceitar com tranqüilidade e estabelecer o hábito de
retorno, isto é, retornar aos objetivos propostos.
No livro de Mira y Lopes, "Curso Prático de Concentração
Mental" o autor refere-se ao"hábito de retorno", para
disciplinar a mente.
André Luiz, sintetizando o esforço que os integrantes dos grupos
mediúnicos devem realizar, anota em seu livro "Os Mensageiros" a
palavra de Aniceto, relativa ao nosso tema:
"Boa concentração exige vida reta. Para que os nossos pensamentos se congreguem uns aos outros,
fornecendo o potencial, de nobre união para o bem, é indispensável o trabalho
preparatório de atividades mentais na meditação de ordem superior. A atitude
íntima de relaxamento(este termo tem neste contexto o significado de descaso),
ante as lições evangélicas recebidas, não pode conferir ao crente, ou ao
cooperador, a concentração de forças espirituais no serviço de elevação tão-só
porque estes se entreguem apenas por alguns minutos na semana, a pensamentos compulsórios
de amor cristão.(...)."(Cap. 47)
A Doutrina Espírita é um convite permanente à transformação moral,
levando a um processo natural de auto-descobrimento e propiciando condições
para a realização desse encontro pessoal. Toda essa mudança, quando ocorre
naquele que já interiorizou os princípios espíritas, denota um amadurecimento
que favorece a uma nova compreensão da vida e a uma necessidade premente da
busca da verticalidade. Quando existe essa conscientização o indivíduo torna-se
cônscio de usas responsabilidades procurando, então, adquirir hábitos
equilibrados, o que irá favorecer a sua concentração enquanto integrante de um
grupo mediúnico.
Deixemos com Emmanuel a palavra final:
"Receberás, portanto, variados apelos, nascidos do campo mental de
todas as inteligências encarnadas e desencarnadas que se afinam contigo,
tentando influenciar-te através de ondas inúmeras em que se revela a gama
infinita dos pensamentos da Humanidade, mas se buscas o Cristo, não ignoras em
que altura lhe brilha a faixa." ("Seara dos Médiuns", Faixas
pág. 125).
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