Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Hoje é Dia de São Cosme e São Damião - Dia 27 de Setembro



Os gêmeos que curavam com as mãos são considerados os primeiros Santos Médicos do cristianismo

Nascimento: No século 3, na região da Arábia

Morte: Em 270, na Cilícia, na Síria

A história de Cosme e Damião é tão envolta por lendas que fica difícil saber o que é folclore e o que realmente aconteceu. Sabe-se que os irmãos gêmeos nasceram na Arábia, no século 3, e que, assim como em outros lugares do mundo, a população acreditava em várias divindades simultaneamente. Era comum as pessoas adorarem astros e fenômenos da natureza. Sol, vento e chuva eram considerados manifestações divinas. Os meninos, porém, não confiavam muito nessa crença.

“Você não acha que deve haver um pai de todas as coisas?”, perguntou Damião. “Acho, sim”, respondeu Cosme. Como o imperador Diocleciano havia proibido a crença em um único Deus, característica do cristianismo, os meninos não tinham conhecimento sobre os ensinamentos do messias. Mesmo assim, a partir desse dia, os gêmeos passaram a invocar o nome desse “pai de todos” para curar animais. Como deu certo, eles começaram a fazer o mesmo com crianças doentes da vila onde moravam. Bastava um toque ou algumas palavras para que curassem os amigos.

A mãe deles, Teodora, logo percebeu a movimentação e questionou o que estava acontecendo com os filhos. Os meninos eram órfãos de pai, um mercador árabe que morrera quando ainda eram bebês. Criados pela mãe com ajuda da família, os gêmeos contaram a ela o que haviam descoberto. Carinhosa, Teodora prometeu ajudá-los a descobrir quem era o criador do mundo.

O dom de Cosme e Damião permaneceu durante a adolescência. Sua mãe decidiu mudar com os rapazes para a Cilícia (sul da Turquia), onde morava o irmão dela, e os levou junto. Porém, deixou seus outros filhos Antimio, Leôncio e Euprério com mercadores locais. Durante a viagem, a família conheceu muitos cristãos e ouviu falar pela primeira vez de Jesus Cristo. Ao chegar ao novo destino, foram batizados e abraçaram o cristianismo.

Eles tiveram mais contato com as práticas médicas graças a um homem chamado Levi, um misto de santo e curador da comunidade local. Experiente, transmitiu aos jovens o que sabia e os ajudou a atender os enfermos. Os doentes faziam filas para serem salvos pelo toque das mãos dos gêmeos e suas palavras de fé.

Antigos relatos também contam que Cosme e Damião eram excelentes cirurgiões e que realizaram um dos primeiros transplantes de que se tem notícia. Os novos médicos deram uma nova perna a um homem que teve gangrena e o fizeram andar.
Bondosos, tinham um lema: nunca cobrar por seus serviços e recusar qualquer forma de pagamento dos pacientes. O trabalho era feito apenas pelo amor ao próximo. Desta forma, ajudaram a disseminar o cristianismo e a converter muitas pessoas.

A fama de Cosme e Damião se espalhou rápido e o cônsul Lísias, representante do imperador na Cilícia, ficou furioso com os cristãos. Sua primeira providência foi proibi-los de exercer a medicina. Depois, ordenou que toda a família dos gêmeos fosse presa. Seus outros três irmãos foram acusados de feitiçaria e obrigados a renegar o cristianismo. Cosme e Damião tentaram se explicar, dizendo que curavam em nome de Jesus, mas só pioraram a situação deles. Foram jogados numa masmorra e sofreram variadas torturas. Eles conseguiram fazer milagres até nesse momento difícil. As flechas e pedras jogadas contra os dois não conseguiam feri-los e se voltavam para seus algozes. Após um mês de martírio, Cosme e Damião morreram decapitados. Eles foram canonizados por aclamação popular e são considerados os primeiros santos médicos do cristianismo.

Nos anos que se seguiram, ficaram ainda mais populares. O papa Félix IV construiu em Roma, no século 6, uma igreja em homenagem a eles, a basílica de São Cosme e São Damião. Por volta do ano 560, o imperador Justiniano também ajudou a difundir a crença nos irmãos ao restaurar a cidade de Ciro, onde eles estão enterrados, e reconstruiu a igreja dedicada a eles localizada em Istambul.

No Brasil, o culto aos santos teve início em 1535, quando foi erguida a primeira igreja católica do país, em Igarassu (PE), que recebeu o nome deles. Eles são venerados principalmente no Rio de Janeiro e em Pernambuco. Na paróquia de Andaraí, na capital carioca, acontece uma procissão com 8 mil pessoas no dia 27 de setembro. A data ainda é comemorada em vários lugares do país porque já foi o Dia de São Cosme e Damião. Na década de 70, o

Vaticano mudou para 26 de setembro o dia de homenagear os santos, mas em alguns lugares a data antiga foi mantida.

A sincretização de São Cosme e Damião com os cultos afro-brasileiros gerou o costume de oferecer doces à população nas semanas que antecedem os festejos. Na época da escravidão, não havia liberdade religiosa para os negros. Então, eles precisavam misturar sua fé com os santos do catolicismo. Com o surgimento da umbanda, Cosme e Damião foram associados aos guias espirituais conhecidos como Ibeji, que também são gêmeos. Como são espíritos de crianças, gostam de receber doces como oferendas. Mesmo não tendo uma origem cristã, essa prática é aceita pela Igreja por estimular a caridade.

Como estão ligados à figura infantil, os católicos pagam suas promessas, geralmente ligadas à cura de doenças em crianças, acendendo velas do tamanho delas.
Briga entre irmãos

Diz uma lenda popular que, certa vez, Damião teria aceitado pagamento de uma paciente por uma consulta. Cosme ficou indignado e brigou com o irmão por ter feito algo contra os princípios deles. Chateado, pediu para ser sepultado separado do gêmeo, em um lugar bem longe. Após o martírio dos dois médicos, um camelo falou a todos os presentes que Damião só aceitou a oferta da doente porque não quis humilhá-la. Com tudo devidamente esclarecido, Cosme e Damião foram sepultados juntos.

Os padroeiros dos médicos
1. Os instrumentos cirúrgicos nas mãos dos irmãos indicam que os santos eram médicos.

2. A folha de palmeira é o símbolo dos que morreram como mártires.

3. A auréola ao redor de suas cabeças indica o poder divino.


A oração
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças.

Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Que a vossa proteção, São Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus:

“Deixai vir a mim os pequeninos, pois deles é o reino dos céus”.

São Cosme e Damião, rogai por nós.

Amém.

Acessem o Blog das Crianças na Umbanda: http://radiodoisirmaosnaumbanda.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.