Saudações leitor!
Embora estejamos vivendo um período de muitas informações dentro da
Umbanda não encontramos consenso na maioria dos temas. Sempre ouvimos alguma
coisa sobre os “pretos velhos quimbandeiros” rodeado de toda sorte de
interpretações.
Um tempo atrás no ICA-Templo manifestaram um grupo de espíritos com esta
identificação, com o propósito de nos esclarecer melhor sobre seu trabalho e
característica, deste contato ficou um resumo, ditado por Tio Gerônimo.
Leia, medite, pondere, permita!
Grande abraço!
PRETOS “VELHOS” KIMBANDEIROS
“Nóis é nêgo que vem pra trabaiá
Trabaiá pra todo mal leva
Nóis vem na Umbanda
Nóis vem na Quimbanda
Em toda banda nóis há de baixá”
Salve á todos que são de boa noite, salve a todos que são de bom dia!
Agradeço ao nosso Deus Criador, agradeço a todos amigos trabalhadores.
Fio, nesta oportunidade de poder vos falar sobre nosso trabalho
desejamos que todos leiam isso de bom coração, de mente limpa e sem barreiras,
pois são as barreiras impostas por conceitos limitadores e preconceitos
diversos é que dificultam tanto o progresso da humanidade.
Não sou de prosa difícil e elaborada, a mim seria preferido falar em
rima e fluído.
Nossa banda, nossos amigos do plano espiritual que se identificam como
“pretos velhos quimbandeiros” assim ocorre pois pela familiaridade na origem é
que os Pais Velhos nos permitiram chegar na Umbanda velados em seus trabalhos.
Mas não
estamos neste grau evolutivo, nem nos apresentamos como anciões. Somos negros,
somos africanos.
Fomos conterrâneos do Brasil, logo após a escravidão e herdamos de
nossos pais e avós suas rezas, mandingas, mirongas e cultos. Poucos entre nós
viveram o período de escravidão, de senzala. Estes ainda passaram por esta
situação logo no final deste triste período.
Nós, os “Negros Quimbandeiros” somos a sucessão, a continuidade.
Já desencarnados pudemos continuar nossas práticas mágicas e
mirongueiras em várias oportunidades e regiões. Nos fortalecemos no culto de
Catimbó, nas Macumbas, Xangôs e na Quimbanda[1]
propriamente. Mais tarde em alguns Candomblés que já estavam permitindo a
interação com “eguns” e mais recentemente na Umbanda onde será o meio pelo qual
estabeleceremos um trabalho efetivo e genuíno.
Há muito preconceito para superar e muito trabalho a fazer.
Nosso trabalho dentro da Umbanda é conhecido como “pretos velhos
quimbandeiros” pois somos invocados em ocasiões de combates específicos de
magia negra dentro de uma gira de pretos velhos. No entanto, que fique
esclarecido, não somos Exus.
Fazemos uma ponte entre a vibração africana, a magia africana e a
vibração de Exu. Podemos trabalhar juntos dos Pretos Velhos e dos Exus. Há quem
diga que não há necessidade de nosso trabalho existir, lamentavelmente perdura
entre vocês encarnados e Umbandista as limitações sobre liberdade de ação
mediúnica e espiritual.
Estamos em busca do nosso progresso espiritual e tivemos a oportunidade
concedida pelos Mestres Astrais de voltar ao plano físico pela via mediúnica e
religiosa para desenvolver um trabalho de caridade, orientação e apoio aos
encarnados.
Falamos a quem quer nos ouvir, ajudamos a quem tem fé e abençoamos a
quem pedir.
Oportunamente que fique registrado que os Negros Quimbandeiros não
praticam em hipótese alguma magias negativas ou qualquer ação contra a lei e a
harmonia, isso ocorreu no passado. Qualquer ação deste gênero em nosso nome
pode ser considerado uma farsa.
Vocês médiuns, tenham em nós companheiros para auxiliar no precioso
trabalho que é ser um mediador do Astral na terra.
Deixo meu axé e até outra oportunidade.
Salve Umbanda
Salve Kimbanda
Salve a Mironga
Salve a Magia
Salve todas as bandas!
09/11/12 – 23hs, após a primeira gira de Negros Kimbandeiros no
ICA-Templo
Nota do Médium: embora a quimbanda esteja relacionada á práticas
de magia negativa, os negros quimbandeiros são espíritos de maior evolução e
que jamais se utiliza deste recurso. Etimológicamente é equivocado dizer que
sejam Kimbandeiros. Portanto o termo quimbandeiro para estes espíritos se deve
pelo fato de trabalharem com a vibração de exu em suas magias.
Créditos da Imagem: retirada da internet
[1] Quimbanda é um culto
afro-brasileiro com forte influência bantu e muito influenciado pela magia
negra europeia (goécia). Sincretizado com o catolicismo seu culto é voltado
para o Orixá Exu com a conotação de demônio. O Quimbandeiro é um feiticeiro e seu
culto não tem um limiar caritativo onde a comercialização da magia negativa é
comum para todo tipo de objetivo. Já Kimbanda significa algo como
“curandeiro” em kimbundu, um idioma bantu falado em Angola. O kimbanda é uma
espécie de xamã africano. O ofício do kimbanda é chamado de “n’banda” (leia-se
“umbanda”). O Kimbandeiro é como o médium na Umbanda e o Preto Velho é a figura
que retrata perfeitamente o Kimbandeiro. Na Kimbanda jamais se pratica o mal.
Fonte:
http://rodrigoqueiroz.wordpress.com/
De fato é uma matéria de grande esclarecimento , esta que nos traz grande conhecimento e nos sana as dúvidas quanto a estas entidades. Peço licença para deixar o meu post que vem trazer a desmistificação de Exu.
ResponderExcluirhttp://www.conscienciaserena.blogspot.com.br/2014/04/desmistificando-umbanda-exu.html