Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Perdoar Também é Caridade



Perdoar
CONCEITO
Perdoar - do lat. med. perdonare significa “desculpar”, “absolver”, “evitar”. É o estado de ânimo, em que se encontra alguém, agravado por outrem, seu agressor, e sente-se desagravado. O pecado, na Religião, é um agravo a Deus, e o perdão consiste em não considerar-se Deus agravado; ou seja, desagravado. (Santos, 1965)
O conceito de perdão, segundo o Espiritismo, é idêntico ao do Evangelho, que lhe é fundamento: concessão, indefinida, de oportunidades para que o ofensor se arrependa, o pecador se recomponha, o criminoso se libere do mal e se erga, redimido, para a ascensão luminosa.
O PERDÃO
O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou até contra você mesmo.  O simples ato de perdoar tem a capacidade de limpar o coração, lavar a alma e livrar o espírito de muitas angústias e pressões. O Perdão deve fazer parte da vida de todos aqueles que trabalham pela reforma íntima e buscam a elevação espiritual.
O PERDÃO SEGUNDO JESUS
Na oração que Ele nos deixou, dizemos:

 Perdoai as nossas ofensas,
assim como nós, perdoamos a quem nos tenha ofendido!”
Quantos de nós faremos esta oração com o coração puro, sem mágoas, sem ressentimento? Quantos de nós poderemos dizer que perdoamos todos os nossos ofensores.
Jesus nos aconselha:
 “Quando te apresentares para orar, se tiveres qualquer coisa contra alguém, perdoa-lhe, a fim de que o Pai, que está nos céus, também perdoe os teus pecados.” (S. Marcos Cap. XI, vv 25 e 26)
Jesus nos Ensina:
“Amai os vossos inimigos.” (Cap. XII E.S.E.)

- Tendes aprendido que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu vos digo para não resistirdes ao mal que se vos queiram fazer; mas se alguém vos bate na face direita, apresentai-lhe também à esquerda.
- Aprendeste que foi dito: Amareis vosso próximo e odiareis vossos inimigos. Eu vos digo, amai os vossos inimigos, fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem e vos caluniam.

Assim voltamos ao início: Ao orar, primeiro busque perdoar teu irmão.

Jesus nos aconselha a amar aqueles que nos odeiam e nos perseguem, porque aí está o desafio, e é aí que vamos conseguir nossa evolução e aprender o real significado do amor.
Amar os amigos e familiares é fácil, qualquer um pode fazer, mas amar os inimigos é para quem está decidido a se modificar e quanto mais conseguirmos perdoar os inimigos, mais evoluiremos, até chegar a ponto de não precisarmos mais perdoar, pelo simples fato de não nos sentirmos ofendidos.
Na verdade, não é a pessoa que nos ofende, somos nós que nos sentimos ofendidos.
Amar os inimigos não é, pois, ter para com eles uma afeição que não está na natureza, isso seria demagogia.
Quando encontramos alguém em quem confiamos e gostamos, nosso coração bate forte de alegria, porém, quando encontramos alguém que nos odeia, nosso coração bate descompassado.
Amar os inimigos é não alimentar contra eles o sentimento de ódio, rancor e nem desejo de vingança. É perdoar-lhes sem segundas intenções e de forma incondicional.
Quem não acredita na reencarnação e para quem acredita que a vida presente é tudo (em geral os materialistas) e que o depois não existe, perdoar os inimigos é utopia.
Sabemos que os “inimigos” de hoje são, na maioria dos casos, cobradores de débitos contraídos por nós em vidas passadas. (Lei de ação e reação).
Perdoe sempre “se perdoar aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará”. Jesus (Mateus vv 6:14)
Por mais grave que seja a falta cometida contra você, não reprove, perdoe. Condenar é cristalizar as trevas, opondo barreiras ao serviço da luz.
Quando estiver diante de um irmão que lhe tenha ofendido, antes de julgá-lo, pergunte para si mesmo: “Como será que Jesus agiria nesta situação?”, “Qual seria seu conselho?”.
- A resposta é lógica: “Perdoe”.
Esta resposta dada por quem teve todos os motivos para se sentir ofendido, pois foi humilhado, caluniado, crucificado injustamente, no entanto, no auge de sua dor, roga ao Pai que perdoe aqueles que o maltrataram porque não sabiam o que estavam fazendo, e assim exemplifica o perdão.
Quando observar a falta alheia, antes de julgá-la, procure consultar seus arquivos íntimos com honestidade e aí, descobrindo seus próprios erros ocultos, pergunte a si mesmo: “Como será que meus irmãos avaliam minha conduta errônea?”.
Jesus disse que seríamos julgados na mesma medida em que julgarmos os outros.
Aqui se faz valioso o ensinamento: “Não faça aos outros aquilo que não gostaria que os outros fizessem a você”.
Mas como deve ser o perdão?
Os espíritos superiores nos esclarecem que o inferno e o sofrimento eterno não existem, assim, se nem Deus nos julga, como podemos julgar, quanto mais condenar alguém?
A Lei Divina é o amor que abrange todas as coisas e todas as criaturas do universo. A oportunidade que Deus nos dá de reencarnar, para reparar erros cometidos anteriormente, revela o amor e a bondade de Deus que exemplifica o Perdão.
Ao perdoar, devemos fazê-lo com sinceridade, e se decidir falar ao ofensor sobre a falta que ele cometeu, diga com ternura e com o coração aberto, sem ofendê-lo e sem exigir que se humilhe perante ti. O perdão sincero é filho do amor, assim, não exige qualquer reconhecimento.
Mas e quando o adversário não aceitar nosso pedido de perdão?
- Cada qual deve cumprir seu dever evangélico, se seu adversário não está pronto para perdoar, persevere na atitude de fraternidade e ore muito para que ele também consiga se desprender das amarras do ódio e do rancor e possa assim entregar o coração a Jesus.
“Se amar o próximo é o princípio da caridade, amar os inimigos é sua aplicação mais sublime, porque esta virtude é uma das maiores vitórias alcançadas sobre o egoísmo e o orgulho.”
O PERDÃO OU O NÃO PERDÃO
Espiritualmente falando do Perdão. Teremos que falar dos cordões energéticos. Mas o que são?
Os cordões energéticos nada mais são que ligações eletromagnéticas que se estabelecem em nível espiritual, ou melhor, são ondas magnéticas projetadas por espíritos encarnados e desencarnados. Na prática podemos dizer que os cordões energéticos são projeções emocionais e dependendo da intensidade desse sentimento ou pensamento projetado ações imediatas e fortíssimas são provocadas. Portanto, se as projeções que enviamos para determinada pessoa forem positivas “axé”, mas se forem negativas terão a capacidade de destruir um projeto de vida. Isso é muito sério! Os cordões energéticos podem acontecer entre espíritos encarnados e desencarnados, entre desencarnados e encarnados, entre encarnados e encarnados e entre desencarnados e desencarnados, ou seja, é só um ser sentir e pensar que está projetando e recebendo cordões, esteja ele encarnado ou desencarnado.
Acredito que ninguém vai ficar preocupado se estiver recebendo algum tipo de cordão positivo, não é mesmo? Mas e os cordões negativos? Já sabemos que eles podem ser perigosos, então como fazer para cortá-los? Infelizmente, os cordões negativos podem ser mais difíceis de cortar do que a ação de uma magia negra propriamente dita. Essa dificuldade existe, pois para cessar cordões negativos é necessário que o receptor de tais cordões tenha duas atitudes bastante simples na teoria, mas que poucas pessoas estão dispostas ou conseguem verdadeiramente colocar em prática.
A Primeira atitude a ser tomada é o PERDÃO, ou seja, o amor incondicional. Sempre que sentirmos uma ação negativa deste nível é necessário projetarmos a mais pura compaixão a fim de positivar o emocional da pessoa emissora do cordão, seja ela quem for, sem julgamento e sem um sentimento de obrigatoriedade. Só o amor é capaz de transformar. A segunda atitude é o EQUILÍBRIO, pois, como diz a Lei Universal da Afinidade, só recebemos aquilo que merecemos ou que estamos em afinidade. Se o receptor estiver em boa vibração e em bom equilíbrio não há cordão negativo que consiga envolvê-lo, é uma questão de magnetismo, portanto só depende mesmo de nós.
Saibam que nossos chacras são os pólos eletromagnéticos captadores e emissores de energias e é por eles que enviamos ou recebemos as ondas vibratórias que dão origem aos cordões energéticos. Por isso é importante que nossos chacras estejam limpos e desobstruídos para serem bons receptores e emissores. Podemos limpá-los com bons banhos de ervas, por exemplo.
Alguns tipos de cordões  podem energizar ou retirar energias, estimular ou paralisar, curar ou adoecer, magnetizar ou desmagnetizar, e assim por diante. Mas antes disso gostaria que vocês pensassem em algumas coisas: Que tipo de cordões você está projetando, negativos ou positivos? Você já pensou que talvez possa estar prejudicando a vida de outras pessoas “apenas” com pensamentos? Se você sentir que neste momento determinada pessoa está te enviando um cordão negativo será fácil praticar as duas atitudes capazes de cortar este cordão?
Nosso bem estar e harmonia dependem somente de nós mesmos, da nossa capacidade de nos manter em equilíbrio. Somente o PERDÃO verdadeiro e o amor incondicional são capazes de nos livrar dos piores males projetados contra nós. Quanto aos cordões energéticos que projetamos para as outras pessoas, espero que daqui pra frente sejam todos positivos, de muita bondade e amor, afinal de contas nenhum ser religioso e em busca do seu crescimento espiritual prejudicaria a vida de alguém enviando cordões negativos, não é mesmo? Lembrem-se: a luz chega pelo positivismo de pensamentos e sentimentos.
Os principais tipos de Cordões Energéticos:
Cordões Divinos: Surgem a partir de vibrações íntimas de sentimentos virtuosos e ligam mentalmente uma pessoa à sua Divindade. É este o cordão que projetamos aos nossos Guias e Orixás nos momentos de oração. É um dos mais importantes cordões, mas também é um dos mais frágeis, pois é só falhar com a fé ou esquecer-se da espiritualidade que ele se rompe automaticamente, lembrando que isso pode acontecer segundos depois de uma oração. Se os sentimento virtuosos deixarem de vibrar estes cordões rompem-se naturalmente.
Cordões Cósmicos: Surgem a partir da vibração íntima de sentimentos viciados. São cordões punitivos, bloqueadores e desestimuladores que ligam mentalmente as pessoas aos pólos magnéticos negativos. São ativados pela Lei Maior a fim de equilibrar o emocional que está viciado e só se rompem quando o ser deixar de alimentar e vibrar tais sentimentos negativos.
Cordões Naturais: Surgem para direcionar as energias geradas em excesso pelas pessoas. Quando essas energias são positivas a pessoa que as gerou torna-se uma doadora, já quando são negativas tornam-se portais de criaturas negativas.  É a Lei da Atração! Estes cordões também só se rompem caso as pessoas deixem de vibrar tais sentimentos.
Cordões Magnéticos: Surgem a partir de vibrações magnéticas mentais negativas e ligam seres ou espíritos magneticamente poderosos a outras pessoas ou espíritos. Este tipo de cordão surge pelo aspecto negativo ativado conscientemente. Nesse caso, a pessoa emissora torna-se um verdadeiro portal negativo e um instrumento do baixo astral. Novamente, é a Lei da Afinidade. Este cordão só se rompe pela atuação da Lei Maior e da Justiça Divina.
Cordões Energéticos: Projetados por meio de magias, têm o objetivo de vitalizar ou desenergizar pessoas e até espíritos presos em cadeias mágicas astrais. Só se rompem por magias positivas ou através de evocações mágicas às Divindades.
Perdoar é acabar com o ódio, com nossa revolta, é deixar de ser infeliz. 
Mas perdoar não é tão fácil como parece, o perdão deve vir de dentro, do fundo da alma e não se trata de perdoar e passar a outra coisa, não é perdoar da boca para fora, é perdoar tantas vezes quanto nos seja possível até que o ódio de antes seja substituído por um sentimento de paz. E é nesse momento que haveremos perdoado de verdade. 
E também e muito importante é pedir perdão por aquelas coisas em que nos lembramos de ter feito mal aos outros, tanto e tanto até sentir que fomos perdoados. 
E talvez o mais importante de tudo: auto-perdoarmos, que é tanto mais difícil na medida em que nosso ódio a nós mesmos está na sua maior parte no nosso próprio inconsciente e, portanto quase sempre não temos acesso a ele. 
Se não temos a verdadeira medida do que significa perdoar, como entender Aquele que nos visitou faz dois mil anos e ofereceu quando agredido, a outra face, ou que no meio de horríveis sofrimentos físicos e emocionais pôde dizer: "Perdoa-os Senhor, pois não sabem o que fazem". 
Perdoar talvez seja uma das mais importantes caridades que nós podemos fazer ao nosso próximo. Todos podem fazer essa caridade, seja rico ou pobre, de qualquer etnia, credo ou raça.
Faça essa caridade por você, perdoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.