Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Hierarquia dos Anjos

Hierarquia Celeste

    Este post trata da hierarquia dos anjos, pois, este é um assunto, que eu acredito, cause muitas curiosidades nas pessoas, e que muitas dessas, até sabem o nome das classes, ordens ou coros dos anjos, mas não têm conhecimento do local na hierarquia celeste, se está mais próxima ou distante de Deus.
image
    Desde a antiguidade, já se tinha uma ideia de que Deus trabalhava com mensageiros, e esses mensageiros seriam criaturas superiores aos homens, com a denominação anjo, do latim angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), (mensageiro). Nas imagens mais comuns, os anjos são representados com uma auréola e são alados, possuem uma beleza delicada, um forte brilho, e por muitas vezes, são representados como crianças, buscando, assim, apresentar uma aparência de virtude e inocência.
    image
    Em outras tradições religiosas como a dos muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos tem suas existências consideradas, dando-lhes nomes diversos, mas com funções e características diferentes do que é aplicado no mundo ocidental; e sendo que, no próprio mundo ocidental também há algumas divergências e contradições sobre o tema, de acordo com vários estudiosos.
     Conforme o critério tradicional cristão, são nove os Coros ou Ordens Angelicais: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídos em três Hierarquias, totalizando 72 anjos guardiões.
     Esta distinção das Ordens se deu, em função dos ensinamentos contidos nas Cartas de São Paulo Apóstolo aos Efésios e aos Colossenses que mencionam 5 Ordens; mais duas Ordens são enumeradas no Antigo Testamento (Querubins e Serafim), e finalmente outras duas Ordens muito citadas no Novo Testamento (Arcanjos e Anjos).
     A diferença que se dá nas ordens, são em relação ao nível de beatitude e santidade, pela espécie e pela missão. Desta forma, há uma linha de hierarquia que vai desde nível mais elevado até aos de níveis menos elevados, e juntos dominam a criação, mas todos, nessas classes angelicais, vivem em completa e perfeita harmonia.
 
1ª Hierarquia
 
    Nesta primeira hierarquia, ou tríade, estão os anjos mais próximos de Deus, são como se fossem guardiões do Palácio Divino. Possuem, também, mais Conhecimentos e Visões dos fatos em relação às demais Hierarquias. Eles têm uma dedicação ao Senhor bem maior do que a dos outros Coros.
Esta primera tríade é composta pelos: Serafins, Querubins e Tronos.
 
Serafins
 
image
     São considerados os mais honrados e dignos, e emanam a essência divina em seu mais alto grau. Seu nome vem do grego, séraph, e do hebreu saraf (שרף) que significam "abrasar, queimar, consumir". Segundo o conceito hebraico, o Serafim não é apenas um ser que "queima", mas "que se consome” no amor ao Sumo Bem, que é o nosso Deus Altíssimo.
     Dionísio em sua "Hierarquia Celeste" denomina os Serafins como aqueles Anjos que tem muitas asas, e rodeadas de fogo, no qual duas lhe servem para cobrir-lhe o rosto em respeito ao Divino, outras duas lhe cobriam os pés, para que não fossem vistos, pois são conscientes que estão ali por misericórdia do Senhor e não por merecimento, e com as outras voavam.
     Dentre os anjos, apesar de Anjo não ter sexo nem idade, os Serafins são considerados os mais velhos de todos eles. Possuem poderes de purificação e iluminação. Seu príncipe chama-se Metatron, que governa todas as forças da criação em beneficio dos habitantes da Terra. O que lhes chama a atenção para entrar em contato são livros e limpeza. Estes anjos são oito: 1-VEHUIAH, 2-JELIEL, 3-SITAEL, 4-ELEMIAH, 5-MAHASIAH, 6-LELAHEL, 7-ACHAIAH, 8-CAHETHEL.


Querubins

image
     Os Querubins, para alguns teólogos, ocupam o topo da hierarquia, pois alguns não consideram os serafins como anjos. Seu nome vem do hebraico "chérub", que São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam como "plenitude de sabedoria e ciência". Querubim aponta para uma classe de anjos com grande força de conhecimento e admirável contemplação de DEUS. São considerados guardas e mensageiros dos Mistérios Divinos, com a missão especial de transmitir Sabedoria.
     Acredita-se que eles são responsáveis pela guarda do jardim do Éden e pelo trono Divino, e também dizem, que o trono do Papa é guardado por 4 Querubins. Eles são representados por uma criança gordinha, bochechuda, com jeito de garoto moleque e travesso. O Príncipe desta categoria chama-se RAZIEL, que é o Anjo dos mistérios, príncipe do conhecimento e guardião da originalidade. O que lhes chama a atenção para entrar em contato são os doces e as crianças. Os oitos querubins são: 9-HAZIEL, 10-ALADIAH, 11-LAOVIAH, 12-HAHAHIAH, 13-YESALEL, 14-MEBAHEL, 15-HARIEL, 16-HEKAMIAH.

 
Tronos

image
     Estes anjos são o reflexo da Grandeza de Deus, e por isso mesmo, participam da solidez e segurança do poder do Eterno Pai. Acolhem em si a Grandeza do Criador e a transmitem aos Anjos de graus inferiores. São chamados “Sedes Dei" (Sede de Deus).
     Os Tronos são representados como Anjos jovens, bonitos, que levam nas mãos um instrumento musical como a Harpa, a Citara ou uma Trombeta. Seu príncipe chama-se TSAPHKIEL (Auriel), que simboliza as forças criativas em ação, ajuda-nos a contemplar o futuro e é associado com a Terra. O que lhes chama a atenção para entrar em contato é a música. Os oito tronos são: 17-LAUVIAH, 18-CALIEL, 19-LEUVIAH, 20-PAHALIAH, 21-NELCHAEL, 22-IEIAIEL, 23-MELAHEL, 24-HAHEUIAH.

2ª Hierarquia

     Estes anjos controlam os Planos da Sabedoria Eterna, no qual comunicam projetos aos da terceira hierarquia, e vigiam o comportamento dos seres humanos. Os acontecimentos do Universo são de responsabilidades deles. Esta Hierarquia é formada pelos seguintes Coros de Anjos: Dominações, Potestades e Virtudes.

Dominações
image
    São aqueles da alta nobreza celeste, e faz cumprir a vontade de Deus; mesmo não pertencendo a guarda palaciana, como os da tríade anterior, ainda assim, formam, com os anteriores, os quatro Coros do Trono. Eles trazem como símbolo o cetro e a espada, representam a autoridade e o poder divino sobre toda a criação.
     Nos homens eles despertam a força para vencer o inimigo interior. De uma forma mais sucinta, esses anjos são as criaturas que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos logo. Também atuam como elementos de integração entre os mundos materiais e espirituais, embora raramente entrem em contato com as pessoas. O Príncipe desta categoria chama-se TSADKIEL (Uriel), que auxilia nas emergências e processos de todas as naturezas, é o príncipe da profecia e da inspiração. Traz ideais transformadores para concretizar as metas das pessoas fracas e desanimadas. O que lhes chama a atenção para entrar em contato são velas e oráculos. Os anjos das dominações são: 25-NITH-HAIAH, 26-HAAIAH, 27-IERATHEL, 28-SEHEIAH, 29-REYEL, 30-OMAEL, 31-LECABEL, 32-VASARIAH.

Potestades

image
     As Potestades ou Potências são também chamados de "condutores da ordem sagrada", ou seja, eles cuidam das coisas como devem ser feitas , o modo e a maneira. São portadores da consciência humana, isto é, de toda a produção do intelecto humano, passando pelas filosofias, ética, religião, além da política em seu sentido abstrato. Como símbolo eles trazem a espada flamejante.
     Um grande objetivo desses anjos, é o de proteger todos os seres humanos do poder maligno e destrutivo do demônio, são, também, responsáveis pelos quatro elementos: água, terra fogo e ar. O Príncipe desta categoria chama-se KAMAEL, que interfere nas relações interpessoais e disciplinadoras. É o príncipe encarregado de receber as influências de Deus, para transmiti-las aos Anjos dessa categoria. O que lhes chama a atenção para entrar em contato são animais. Os anjos dessa classe são: 33-IEHUIAH, 34-LEHAHIAH, 35-CHAVAKIAH, 36-MENADEL, 37-ANIEL, 38-HAAMIAH, 39-REHAEL, 40-IEIAZEL.

Virtudes
image
     Esses anjos têm atribuições parecidas com a do coro anterior, mas eles trabalham no auxílio para que as coisas saiam de modo perfeito. São encarregados de eliminar os obstáculos que se opõe ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu propósito, e mantendo, assim, as criaturas e a ordem da Divina providência. Eles podem ser representados levando na mão um cajado ou um bastão.
     Pode-se dizer deles também que, possuem o poder de acalmar a fúria da natureza, como tempestades, maremotos e terremotos. Trabalham com milagres. O Príncipe desta categoria chama-se RAPHAEL, que é o auxiliador dos trabalhos de cura, ele é a medicina de Deus. Reza a lenda, que foi ele quem conduziu a nova geração para o ano 2000 e deverá remediar os males da humanidade. O que lhes chama a atenção para entrar em contato são aromas. Os anjos da virtude são: 41-HAHAHEL, 42-MIKAEL, 43-VEULIAH, 44-YELAIAH, 45-SEALIAH, 47-ASALIAH, 48-MIHAEL.

3ª Hierarquia
 
     Esta hierarquia são as dos chamados executores, pois, executam a ordem direta de Deus. A proximidade deles é tão grande com os seres humanos, que eles conhecem bem a natureza de cada um de nós, e deste modo, podem interagir conosco, – “insinuando, avisando ou castigando, conforme for o caso”- para que cumpramos os nossos desígnios divinos. Esta Hierarquia é formada pelos: Principados, Arcanjos e Anjos.
 
Principados
 
image
     Deste Coro, do latim principatus, estes anjos são mensageiros divinos, e suas missões não são modestas, são enviados a príncipes, reis, províncias, Dioceses. Guardam as cidades e os países. Protegem também a fauna e a flora. Eles são conhecidos pelo cetro e pelas cruzes que trazem nas mãos.
     O Príncipe desta categoria chama-se HANIEL, que ajuda a resolver todos os problemas de amor, é invocado contra as forças do mal. O que lhes chama a atenção para entrar em contato são cristais. Os anjos principados são: 49-VEHUEL, 50-DANIEL, 51-HAHASIAH, 52-IMAMAIAH, 53-NANAEL, 54-NITHAEL, 55-MEBAHIAH, 56-POIEL.
 
 Arcanjos
 
image
     O nome de arcanjo vem do grego αρχάγγελος, arkangélos, que significa "anjo principal" ou "chefe". Seu caráter de mensageiros, ou intermediários, é assinalada pelo seu papel de elo entre os Principados e os Anjos, onde interpreta as ordens do Divino, e as leva para os seus subordinados, inspirando assim, os corações e mentes dos seres humanos para que executem de maneira correta a vontade de Deus. Atuam na comunicação tanto para com os outros anjos como para os humanos, como foi o caso da anunciação a Maria, feita pelo arcanjo Gabriel. Os Arcanjos levam nas mãos uma espada e um escudo.
     O Príncipe desta categoria chama-se MIKAEL (MIGUEL), seu nome é um grito de batalha, invocado para coragem, defesa forte e proteção divina. Todo primeiro domingo de cada mês, às 10 horas, o Arcanjo Mikael, está mais próximo do nosso planeta. O que lhes chama a atenção para entrar em contato são as flores. Os anjos da classe arcanjos são: 57-NEMAMIAH, 58-IEIALEL, 59-HARAHEL, 60-MITZRAEL, 61-UMABEL, 62-IAH-HEL, 63-ANAUEL, 64-MEHIEL.
 
Anjos
 
image
    Estes recebem as ordens das categorias superiores e as executam. São seres de luz que possuem a guarda de cada pessoa em particular, e tenta dissuadi-la do mal que a persegue para enviá-la para o bem, defendendo-as dos inimigos visíveis e invisíveis, e levando-a para o percurso correto da salvação. Velam por sua vida espiritual e corporal, e sempre, enviam graças e forças a quem precisa. Não existe uma representação especial para eles, tomam a forma com que você os imagina.
     As pessoas sob o domínio dos Anjos gostam de liberdade, não apresentam apego ao dinheiro, possuem bom humor e são inteligentes. O Príncipe desta categoria chama-se GABRIEL, é o Anjo da esperança. O que lhes chama a atenção para entrar em contato são as frutas. Anjos: 65-DAMABIAH, 66-MANAKEL, 67-AYEL, 68-HABUHIAH, 69-ROCHEL, 70-YABAMIAH, 71-HAIAIEL, 72-MUMIAH.
 
Escrito por: Eduardo Logan
 
Fontes:
http://www.starnews2001.com.br/ 
http://www.angelfire.com/
http://www.net-rosas.com.br
http://www.cuidar.com.br/ 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.