“MEU ORIXÁ É MELHOR
QUE O SEU”. Quantas vezes nós já ouvimos esta afirmação de nossos irmãos
Umbandista ou até mesmo daqueles que têm afinidade com a Umbanda? Mas, o que
mais me assusta, como sempre, são os comentários feitos muitas vezes por nossos
irmãos praticantes de nossa Religião. O meu susto não pára apenas na frase, ou
seja, no conteúdo destas palavras, mas no tom de voz que é utilizado e a
postura muitas vezes “arrogante” de alguns irmãos. Na minha visão, estamos
primeiramente desrespeitando os Orixás e na seqüência estamos nos achando
superiores ao nosso próximo, coisa esta que é tipicamente nossa.
Vamos lembrar que
todos os Orixás estão vivos em nossa coroa e em nossas vidas, mas observe que
estamos falando de Orixá, O Dono da Cabeça, seres supremos, logo não existem
divergências e tão pouco estrelismos ou melindres, como nós temos.
O assunto é tão sério
que já ouvi pessoas sendo filhos (as) de Omulú dizerem que sentem “vergonha” de
sua coroa, porque seu Pai é um Orixá “ancião” ou porque, para alguns, ele
carrega o símbolo da morte. Com isso, aparecem os piores comentários: “Nossa!
Então se sou filho de Omulú eu vou morrer? ”Sim, todos nós vamos um dia.
“Nossa! Então eu sendo filho de Omulú eu posso matar qualquer um?” Não, a menos
que goste de ficar em uma penitenciária respondendo um processo criminal.
Da mesma forma que
tem àqueles que rejeitam temos também os médiuns, enchendo a boca para dizer:
“Sou filho (a) de Oxum” ou “Sou filho (a) de Xangô”, etc.. Em alguns casos tem
o complemento: “Meu Orixá é melhor e mais forte que o seu”. Acredito que nos
dois casos, tanto no desprezo / vergonha, bem como na “Idolatria”, são cenários
de uma enorme falta de respeito com os nossos Pais e Mães Orixás.
Por que temos que
sentir vergonha ou desprezar o Orixá que está em nossa coroa ou na coroa de
nossos irmãos? Por que muitos chegam a mentir com relação àqueles que regem sua
coroa? Se todos os nossos Pais e Mães Orixás são Sagrados, por que rejeitamos o
Sagrado? Por que desprezamos o Sagrado que nos escolheram e estão nos
protegendo?
Não podemos fazer
comparativos entre as forças dos nossos Orixás, dizendo que “o meu é melhor que
o seu”, porque todos têm suas funções, ações, forças, estruturas, realizações,
qualidades, etc.. O que seria da força de Ogum, para abrir os caminhos, se não
existisse a força de Omulú para paralisar ou finalizar os pensamentos
negativados demandados contra nós? O que seria da geração de Yemanjá, provendo
condições melhores em nossas vidas, se Nanã não decantasse as nossas frustrações?
Com estes
questionamentos, como podemos afirmar que o “Meu Orixá é melhor que o seu”?
Todos nossos Pais e Mães Orixás têm suas qualidades e se completam em uma
grande força quando unidos, formam um TUDO e um TODO onde podemos, ainda,
visualizar que existe um relacionamento e até mesmo uma “dependência” na
atuação de um para o outro. É uma visão muito pequena achar que o Orixá que
rege a minha coroa e muito mais importante do que o que rege a coroa do meu
irmão.
Em primeiro lugar,
nós somos escolhidos por nossos Pais e Mães Orixás. Em segundo lugar, TODOS nós
temos uma missão para cumprir e os nossos Pais e Mães Orixás estão nos
auxiliando nesta caminhada, tarefa, esta, que é bem difícil para Eles.
Geralmente ficam nos mostrando os caminhos que devemos percorrer, bem como, o
que devemos fazer, mas na maioria das vezes não escutamos, não percebemos e não
sentimos, pois estamos tão preocupados com nossos “pobres” pensamentos julgando
os Pais e Mães Orixás de nossos irmãos, achando que podemos ser mais
importantes ou melhores só por que não temos o mesmo Orixá na coroa, que não
conseguimos perceber ou ouvir o que eles estão tentando nos mostrar ou dizer.
Então meu irmão, não
se sinta mais ou menos importante diante daquele que possui um Pai ou Mãe Orixá
diferente do que possui em vossa coroa, sinta sempre o Orgulho de ter sido
escolhido por Ele e por Ela, deixe que as essências de vosso Pai e Mãe Orixá
atuem em vossa vida. Não pratique a difamação dos Sagrados, não se esconda da
vossa essência, não vire as costas para àqueles que lhe escolheram como filho
(a). Sejamos no mínimo, bons filhos (as), respeitando e cultuando as forças
daqueles que nos sustentam.
Não diga: O MEU ORIXÁ É MELHOR QUE O SEU, mas
Diga assim: OS NOSSOS ORIXÁS SE COMPLETAM NA ESTRUTURA DE DEUS.
Por Danilo Lopes Guedes
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