Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Meditação Contemporânea e Reaprendizagem Emocional


Depende do Referencial
......Um carro viaja à velocidade de 80km por hora de São Paulo ao Rio de Janeiro.    “Esse carro está em repouso ou em movimento?” perguntava o professor.

......Todos respondiam em coro: “Em movimento, professor!”.

......E o professor nos surpreendia com a revelação: “Depende do referencial!”
......Quem não se lembra das aulas de física elementar?
......Pois é verdade! Para sabermos se um objeto está em movimento ou repouso precisamos de um referencial.

......O hipotético carro viajando à velocidade de 80km por hora de São Paulo ao Rio de Janeiro estaria em movimento se o referencial fosse, por exemplo, o poste de luz à beira da rodovia. Porém ele estaria em repouso se o referencial fosse você, caso viajasse no veículo, ou seja, ele estará em repouso em relação aos seus ocupantes. Se fosse possível você se projetar para fora do carro e agarrar o poste levando-o consigo, então esse veículo passaria do estado de movimento para o de repouso em relação ao poste assim que este fosse agarrado.

 
......Outro exemplo: a Terra está em movimento ou repouso?

......Espero que já tenha entendido a pegadinha e responda “depende do referencial”. O nosso planeta está em movimento em relação aos outros astros do Universo e ao seu eixo, mas em repouso em relação a nós, às montanhas, oceanos...


......Imaginemos um pequeno motor sobre uma mesa. No seu eixo está fixada uma manivela. Ao colocarmos o motor em funcionamento, a manivela girará fazendo com que sua extremidade orbite ao redor do seu eixo, o ponto de repouso (a .manivela .está ..em..movimento em relação ao motor). No entanto, se repentinamente levantarmos esse dispositivo pela extremidade da manivela, veremos o motor girar ao redor do seu próprio eixo fazendo com que o ponto de repouso seja transferido para a manivela (o motor está em movimento em relação à manivela).


......Não ficou claro?




......Tomaremos novamente como exemplo o nosso sistema solar. A Terra gira em torno do Sol e do seu próprio eixo, assim como o Sol tem também o seu próprio movimento no Universo através qual é acompanhado pela Terra. Mas se tomarmos a Terra como centro, poderemos afirmar que todo Universo se movimenta em relação a ela. Portanto, se adotarmos você como centro, do mesmo modo, todo Universo girará ao seu redor (compreenda que isso é apenas uma analogia. Não queremos, de modo algum, convencê-lo de que você é o centro do Universo. Isso seria absolutamente egocêntrico).

......Portanto há sempre um ponto de repouso em tudo o que existe, digamos, um centro, igualmente relativo. 

       Pois assim também é com a nossa mente.
......Há um centro, um ponto de repouso de onde podemos ver a agitação em volta sem, contudo, nos movimentarmos com ela. É o ponto de rendição onde nada fazemos e mesmo assim toda a vida se realiza em nós. Um “lugar” ao redor do qual tudo orbita.
 
......No entanto, esse ponto pode ser perdido quando mudamos nosso referencial e projetamos “para fora” a .nossa .posição .... há uma expressão popular que diz “perder o eixo” – como no caso da manivela e do motor em que o ponto de repouso salta de um lugar para outro, deixando de ser repouso para se tornar agitação e na agitação toda visão se embota, todo raciocínio se perde, toda emoção se confunde.
......Compreendendo essa analogia podemos entender o conceito principal da meditação. O centro é paz e repouso, o periférico é apenas agitação. Este é o seu ponto de contato com o Todo. O único possível e verdadeiro.
Parar a mente?
......Não! Isso é impossível!

......Esse conceito surgiu, provavelmente, das dificuldades geradas pelas barreiras idiomáticas entre oriente e ocidente e foi fartamente difundido e erroneamente estabelecido.

......O Zen diz que a mente é semelhante a uma serpente que, quando dentro de uma cana de bambu, permanece reta, no entanto começa a serpear ao sair e se movimentar. Estar dentro do bambu é estar no ponto de repouso (não em clausura, é apenas uma analogia), mas calmo e relaxado. 
 
      Serpear corresponde à mente em movimento.
 

......Não tente prender os pensamentos ou bloquear seu fluxo. É como a água, se não der vazão, uma hora transborda ou, pior, rompe a represa causando inundações emocionais. É preciso deixar fluir.


Meditar é encontrar esse ponto de repouso e nele permanecer.
......Com o tempo e prática começamos a perceber como nossa mente se projeta para fora na direção de acontecimentos, exigências e solicitações fazendo-nos perder o centro, sobretudo quando essa ação se automatiza.

......A mente é comparada a uma borboleta que pousa de flor em flor ou ainda a um macaco louco e bêbado saltando de galho em galho desvairadamente. As flores da borboleta e os galhos do macaco são tudo aquilo que chama a nossa atenção...desejos, .apegos. e. ilusões..arrastando para longe o nosso centro, cada momento em um lugar... e a embriaguez do macaco corresponde à forma inconsciente com que saltamos de assunto em assunto. 

......Tudo isso é agitação. É periférico. Há um centro ao redor do qual a agitação orbita. É como lançar uma pedra em um lago: sua superfície se agita em ondas enquanto a pedra já repousa tranqüila na profundidade.
......Coloque uma música calma, sente-se e apenas contemple. Encontre em si mesmo o centro sobre o qual tudo orbita, o ponto de repouso. Veja as ondas de pensamentos que se propagam pela superfície, mas mantenha-se, tal qual a pedra, tranqüilo na profundidade.


......Renda-se e deixe a vida acontecer através de você.


      Por Henrique Terra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.