Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

quinta-feira, 22 de março de 2012

O Profundo Desenvolvimento do Eu na Umbanda



A descoberta de um mundo novo traz a nossa vida novos horizontes repletos de deleites pessoais, a realização de um médium que acaba de conhecer os fascínios da Umbanda é algo muito grande. A grandeza é referente às possibilidades do próprio ser.

O quanto posso ir mais adiante, quantas portas serão abertas em meu caminho? Qual o nome das minhas entidades, o quanto minhas entidades podem ser temidas ou admiradas? O quanto serei importante nesta gira, quantas vezes sentiram minha falta quando por algum motivo não puder participar dos trabalhos? O grau de desenvolvimento que eu tenho no mundo espiritual, o quanto meu Exu manda, qual o grau de comando das suas falanges?

Isso, sem contar as possibilidades de reconhecimento através da hierarquia que me é, sem duvida alguma, “merecida”.

Estes são apenas alguns pensamentos que, por mais inocentes, sempre acabam passando em nossas cabeças.

Não é difícil ver um médium “batizando” suas entidades, seja por pura vaidade, necessidade de reconhecimento ou status. Ou ainda, cheios de razão explicando a pessoa ao lado da corrente suas “verdades plenas”, repletas de lendas falhas e ignorância, movidas pela sede de reconhecimento.

O desenvolvimento do "EU" é de suma importância para todos os iniciados nesse novo mundo mágico.

As fases do desenvolvimento caminham sempre com todos da mesma forma:

Curiosidade, sobre  um mundo novo e muito interessante.

Descoberta: o inicio da compreensão do que pode trazer este conhecimento e do envolvimento direto e pessoal. Nesta fase a pessoa procura conhecimento de todas as formas possíveis e impossíveis. Livros, conversas nos bastidores do terreiro ou com amigos, passa a assistir todas as giras possíveis, busca textos na internet ( a pior fonte de conhecimento para quem está começando).

Como a informação chega sempre sem nenhum cuidado, mistos de conhecimentos vindos de outros terreiros, com outros ritos e normas. Uma mistura perigosa de conhecimentos de outras religiões, que não tem a ver com a Umbanda. Informações vindas de médiuns oriundos de outros ritos e outras religiões.

A bagunça é formada de tal maneira que a pessoa passa a questionar tudo a sua volta e cria por conveniência as suas verdades.

Comum nestes casos você ouvir: “Se você sair da Umbanda sua vida só vai piorar” “não gosto de gira de Ogum porque eu apanho muito do meu caboclo.” Meu Exu disse que não trabalha nesta casa porque seu grau de comando é muito grande e não vai se sujeitar a ordens de Exus inferiores.” “sou filho de Iansã com Xangô e tenho cobertura de Oxum, com isso sou Oxumaré no candomblé, então por isso meu desenvolvimento com caboclos de Ogum demora tanto”.

Todas estas frases mostram ignorância completa da realidade de um terreiro de Umbanda.

Primeira coisa a ser observada é a seguinte:

Umbanda não é Candomblé, seus Orixás são diferentes, seu rito é diferente e não existe relação direta destes orixás no desenvolvimento na Umbanda.

Se você gosta mais dos orixás do Candomblé, deve fazer parte do Candomblé e não da Umbanda.

Não busque explicação para aquilo que você não sabe em outras religiões, se você buscar dentro da sua religião vai encontrar as respostas sem duvida alguma.

O desenvolvimento na Umbanda é muito diferente do Candomblé, a influencia dos orixás é outra, sem contar a influencia direta das entidades de Umbanda. As mesmas que não existem no Candomblé. Pretos-velhos, ciganos, caboclos, boiadeiros etc e tal.... só existem na Umbanda.

Existem terreiros mistos, que tocam o que nós chamamos de Umbandomblé. Mas isso não é Umbanda.

Cada terreiro tem forma de tocar suas giras, tem seu rito, meios de desenvolvimento e trato com a entidades, sendo assim, a única verdade CORRETA é a do terreiro que você freqüenta. E mais, do seu pai de santo. Graças a Deus temos muitos terreiros de Umbanda, assim, se você não gostar da forma que as coisas acontecem no seu terreiro, ou não acreditar no seu pai de santo, você pode escolher outro.

O entrar em uma gira, é um ato de confiança no pai de santo. Se você começa a colocar duvidas ou mesmo questionar as atitudes do seu pai de santo, recolha-se, medite e analise seu questionamento antes de tomar qualquer providência. Se chegar a conclusão que efetivamente tais atitudes não condizem com seu perfil cristão, procure outro terreiro.

A base do desenvolvimento de qualquer médium é a confiança em seu pai de santo, sem ela seu desenvolvimento jamais vai acontecer de forma completa.

Não existe pai de santo certo ou errado no conduzir de uma gira, existe sim um filho de corrente que confia em seu pai de santo ou não.

Fase do Deslumbre...

A mais perigosa fase do desenvolvimento do médium.

Completamente deslumbrado pelo mundo novo, deixa de viver a própria vida para conduzir seu desenvolvimento.

Tudo gira em torno da Umbanda. Beira as raias do fanatismo... O maior perigo na verdade não é a fase em si, mas o final desta fase.... No momento em que o médium compreende a sua real missão no terreiro e as máscaras de “confete e purpurina” caem, a pessoa passa a compreender que ela esta ali para ajudar o próximo e que ela é dispensável. Nesta hora que a umbanda perde muitos médiuns...

A pessoa descobre que o “EU” não existe. Vê que a Umbanda é “nós” e não “EU”.

Compreende que um médium é apenas um instrumento e como tal, quando não cumpre sua missão é substituído sem maiores problemas.

Sim, você é dispensável.

Sim, você não é nada além de um bisturi na mão de um médico, se perder o fio, será trocado por outro, simples assim.

A maior busca na Umbanda é a da consciência de coletivo interno... O “coletivo”...., o mais difícil grau de desenvolvimento, a harmonia do consciente com o cosmo, a interação com a natureza humana.

Quando o médium compreende seu papel dentro de um terreiro, seja médium de corrente, toco ou vibração, seu desenvolvimento acelera e todas as entidades se aproximam. Esta aproximação faz com que a intuição atinja os mais elevados graus de força, dentro e fora do terreiro. A firmeza com as entidades torna-se mais visível, a incorporação atinge o entrosamento seguro e realmente propício para alcançar  a excelência no atendimento e na magia.

É comum encontrarmos doutrinadores e estudiosos da Umbanda dizendo que isso só acontece depois de muito tempo, concordo com eles em parte.

Este desenvolvimento levará muito tempo se acontecer de forma isolada e sem amparo, com o conhecimento realmente passado aos médiuns, este tempo tende a ser muito menor. Claro que mesmo com ensinamentos e intensiva dedicação, as coisas não acontecem do dia para noite, sempre se faz necessário a adaptação  do médium com as novas informações e com o entrosamento entre a entidade e médium.

Enfim, a Umbanda exige muita dedicação e estudo, acima de tudo, respeito.

A Umbanda como religião essencialmente brasileira é também movimento social e como tal deve ser encarada com extrema seriedade.

Fonte http://paibento.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.