Iansã é a aplicadora
da Lei na vida dos seres emocionados pelos vícios. Seus campo preferencial de
atuação é o emocional dos seres: ela os esgota e os redireciona, abrindo-lhes novos
campos por onde evoluirão de forma menos “emocional”.
Iansã, em seu primeiro elemento é ar e forma com Ogum um par energético onde
ele rege o polo positivo e é passivo pois suas irradiações magnéticas são
retas. lansã é negativa e ativa, e suas irradiações magnéticas são circulares
ou espiraladas.
Observem que Iansã se
irradia de formas diferentes: é cósmica (ativa) e é o Orixá que ocupa o polo
negativo da linha elemental pura do ar, onde polariza com Ogum. Já em seu
segundo elemento ela polariza com Xangô e atua como o polo ativo da linha da
Justiça, que é uma das sete irradiações divinas.
Na linha da Justiça,
Iansã é seu aspecto móvel e Xangô é seu aspecto assentado ou imutável, pois ela
atua na transformação dos seres através de seus magnetismos negativos.
Iansã aplica a Lei
nos campos da Justiça e é extremamente ativa. Uma de suas atribuições é colher os seres fora-da-Lei e, com um de seus magnetismos, alterar todo o seu
emocional, mental e consciência, para, só então, redirecioná-lo numa outra linha
de evolução, que o aquietará e facilitará sua caminhada pela linha reta da
evolução.
As energias
irradiadas por Iansã densificam o mental, diminuindo seu magnetismo e estimulam
o emocional, acelerando suas vibrações.
Com isso, o ser se
torna mais emotivo e mais facilmente é redirecionado. Mas quando não é possível
reconduzi-lo à linha reta da evolução, então uma de suas sete intermediárias
cósmicas, que atuam em seus aspectos negativos, paralisam o ser e o retém em um
dos campos de esgotamento mental, emocional e energético, até que ele tenha
sido esgotado de seu negativismo e tenha descarregado todo o seu emocional
desvirtuado e viciado.
Sete atuam junto aos
polos magnéticos irradiantes e auxiliam os orixás regentes dos polos positivos,
onde entram como aplicadoras da Lei segundo os princípios da Justiça Divina,
recorrendo aos aspectos positivos da Orixá Planetária Iansã.
São vinte e uma Orixás
lansãs intermediárias aplicadoras da Lei nas Sete Linhas de Umbanda.
Como seus campos
preferenciais de atuação são os religiosos, não é de se estranhar que nossa
amada mãe Iansã intermediária para a linha da Fé nos campos do Tempo seja
confundida com a própria Oiá, já que é ela quem envia ao tempo os eguns
fora-da-Lei no campo da religiosidade.
Iansã do Tempo, não
tenham dúvidas, tem um vasto campo de ação e colhe os espíritos desvirtuados
nas coisas da Fé, enviando-os ao Tempo onde serão esgotados. Mas, não tenham dúvidas,
antes ela tenta reequilibrá-los e redirecioná-los, só optando por enviá-los a
um campo onde o magnetismo os esvazia quando vê que um esgotamento total em
todos os sete sentidos é necessário. E isto o Tempo faz muito bem!
Já Iansã Bale, do
Bale, ou das Almas, é outra intermediária de nossa mãe maior lansã que é muito
solicitada e muito conhecida, porque atua preferencialmente sobre os espíritos
que desvirtuam os princípios da Lei que dão sustentação à vida e, como vida é
geração e Omulu atua no polo negativo da linha da Geração, então ela envia aos domínios de Tatá Omulu todos
os espíritos que atentaram contra a vida de seus semelhantes ao desvirtuarem os
princípios da Lei e da Justiça Divina.
Logo, seu campo
escuro localiza-se nos domínios do Orixá Omulu, que rege sobre o lado de “baixo”
do campo santo.
Mas também são muito
conhecidas as Iansãs intermediárias Sete Pedreiras, dos Raios, do Mar, das
Cachoeiras e dos Ventos (Iansã pura). As outras assumem os nomes dos elementos
que lhes chegam através das irradiações inclinadas dos outros orixás, quando
surgem as Iansãs irradiantes e multicoloridas. Temos:
• uma Iansã do Ar;
• uma Iansã
Cristalina;
• uma lansã Mineral;
• uma Iansã Vegetal;
• uma lansã Ígnea;
• uma lansã Telúrica;
• uma lansã Aquática.
Bom, só por esta
amostra dos múltiplos aspectos de nossa amada regente feminina do ar, já deu
para se ter uma ideia do imenso campo de ação do mistério “Iansã”.
O fato é que ela
aplica a Lei nos campos da Justiça Divina e transforma os seres desequilibrados
com suas irradiações espiraladas, que o fazem girar até que tenham descarregado seus emocionais desvirtuados e consciências desordenadas!
Não vamos nos alongar mais, pois muito já foi dito e escrito sobre a “Senhora
dos Ventos”.
As
Filhas de Iansã*
As filhas de Iansã
são emotivas e se não se impõem, revoltam-se e abandonam quem não submete-se a
elas e logo estão estabelecendo novas ligações...onde se imporão;
As filhas de Iansã,
no negativo, são apaixonadas, bravas, emotivas, de pavio curto, falantes, briguentas,
intolerantes, não perdoam quem as magoa e são explosivas. Já no positivo, são envolventes, risonhas, alegres, amorosas, mas sem pieguice, possessivas com os
seus, amigas e expeditas, ágeis no pensar e no falar, objetivas, lutadoras e
líderes natas;
As filhas de Iansã
apreciam festas, pessoas falantes e alegres, ambientes alegres e multicoloridos,
viagens a passeio, homens envolventes, trabalhos agitados. Não apreciam homens
introvertidos, reuniões monótonas, amizades egoístas, ambientes conservadores,
trabalhos ou deveres monótonos, comidas pesadas, roupas sóbrias, a “prisão” da
vida doméstica, a repetição das mesmas coisas no seu dia-a-dia;
Bem, vamos parar por
aqui, senão continuaremos a listar características cada vez mais íntimas das
filhas de Iansã.
Podemos acrescentar
apenas que as filhas de Iansã são muito seletivas e só se apaixonam de fato se
o homem for muito envolvente. Do contrário, assim como os atrai os dispensa com
uma rapidez impressionante.
Saibam que:
- na Astrologia, as
filhas de Iansã são regidas pelo Sol;
- na Numerologia,
Iansã é o número 13;
- nos elementos,
Iansã é o vendaval, que desaba e a ventania que faz tudo balançar;
- na irradiação da
Lei, Iansã é a Lei atuando no sentido de redirecionar os seres que se desequilibraram;
- na fé, Iansã é a
novidade que a renova na mente e no coração dos seres;
- na vida, Iansã é a
busca de melhores condições de vida para os seres;
- na criação divina,
Iansã é a busca de adaptação do ser ao meio onde vive.
Texto
extraído do livro “Gênese Divina de Umbanda Sagrada”, de Rubens Saraceni.
*Cada filha de Iansã é única e
certamente não atenderá a todas essas qualidades descritas aqui. Podendo ser
muito variável. Saravá a Coroa Sagrada de Iansã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário