Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Umbanda: Simplicidade, Humildade e Caridade


UMBANDA : CONCEITO

Umbanda é um movimento religioso que veio revigorar a mensagem de Cristo falando de perto ao coração dos mais necessitados material e espiritualmente, induzindo-os mediante a palavra amiga dos Caboclos e dos Pretos Velhos à prática das normas evangélicas e, através da solução dos problemas de ordem material mais aflitivos, reconduzi-los aos caminhos da fé.

É hoje um Culto-ciência por encontrar na Física quântica explicações para inúmeros fenômenos e porque se baseia na absorção das vibrações provindas de um espaço cósmico infinito atuantes sobre determinadas fontes de nosso planeta.

Exemplificando: a vibração que vem do alto numa forma de energia atua sobre as águas do mar. Esta vibração denomina-se YEMANJÁ. Atuando sobre as rochas e trovões, denominamos XANGÔ.

OXALÁ: vibração do ar (simbolizando o sopro de vida);

YEMANJÁ: vibração do mar;

XANGÔ: vibração das rochas;

OGUM: vibração das estradas, dos caminhos;

OXUM: vibração das cachoeiras, rios, lagos;

OXOSSI: vibração das matas;

IANSÃ: vibração dos ventos e raios;

OBALUAYÊ: vibração da terra e

NANÃ: vibração dos rios e pântanos.

A Umbanda é um Culto de propósitos religiosos, embasada no Cristianismo. É filosófica e é constituída de três partes distintas: tradicionalista ou africanista; doutrinária; iniciática ou esotérica/exotérica. Ainda existem mais ramificações, mas as bases são essas:

TRADICIONALISTA ou AFRICANISTA: É a parte que estuda a Umbanda de raiz, como o Omolocô, religiões tribais, mistura de nações.

DOUTRINÁRIA: É a parte que estuda os fenômenos da mediunidade e o Kardecismo, sem o qual não haveria o conhecimento da Lei do Karma e da Reencarnação.

INICIÁTICA OU ESOTÉRICA: É a parte oculta destinada e reservada ao homem que está se preparando ou que já está em condições de receber a Luz da Iniciação. Atua nos poderes internos dos indivíduos ou das coisas.

EXOTÉRICA: Como religiosa, destina-se aos adeptos segundo seu aperfeiçoamento, mentalidade e cultura. Atua nos poderes externos (em torno) dos indivíduos e das coisas.

A Umbanda é uma congregação de espíritos evoluídos e involuídos, nos níveis superiores e inferiores do Plano Astral. Sua cúpula orientadora busca suavizar e contribuir para a evolução dos irmãos mais atrasados ainda nos níveis inferiores da espiritualidade e no plano físico.

Como Culto apresenta-se de forma racional, isto é, de maneira que qualquer adepto, desde que raciocine, compreenda sua estrutura e suas prioridades, das quais a mais importante é a evolução do homem e dos espíritos atrasados através da prática da caridade.

Umbanda tem seus cultos próprios, reverenciando Zâmbi em primeiro plano e abaixo os Orixás, Mensageiros, Guias, Falangeiros e os Espíritos de um modo geral. Tem seus rituais nos campos vibratórios dos Orixás: matas, cachoeiras, pedreiras, cemitérios, rios e mares.

Umbanda não tem Orixás; tem Guias e Protetores. Orixás como já vimos são Forças da Natureza.

Como filosofia seu campo é imenso, incluindo principalmente o fato de ensinar o homem a viver por seus próprios meios e a aprender a preservá-los, evitando permanecer na eterna dependência dos outros.

Todavia, a Umbanda que ora praticamos, embora eclética, é liberta de muitos dos seus elos com outras religiões ou filosofias. Livre de práticas e mitologias passadas renasceu neste início de século aqui no Brasil, crescendo deste então, dia-a-dia.

Umbanda é manifestação divina, culto de caráter místico-religioso, projetada pelo Plano Astral no Brasil, com fundamento na caridade. É uma vibração de amor transmitida pelas Entidades.

A Umbanda traz mensagem própria e adequada à índole do nosso povo. Mensagem de esperança para uma massa sofrida, desejosa de um caminho iluminado para estes dias turvos e cinzentos na matéria, além de uma chance de redenção junto à Divindade.

Sabiamente, a matéria-prima desse mesmo movimento é constituída de uma multidão de almas valorosas, resignadas, tolerante, leais e trabalhadoras.

Elas não são inquietas porque confiam cegamente no poder maior e no roteiro de serviço que lhes foi entregue pelos Superiores da Cidade de Aruanda, uma das muitas moradas do Pai.


Muita Paz e Luz.


2 comentários:

  1. Denis,
    Adoro seu blog.. sou umbandista iniciante e sempre que tenho dúvidas recorro aqui para poder aprender mais. Que Oxalá e todos os orixás guie seus passos para o conhecimento.
    Saravá

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado pelas palavras... e saiba que faço tudo aqui com muito Amor...
    Saravá a Sua Banda.

    Zambi te abençoe!

    Fique na Paz

    Denis Sant'Ana .'. \|/

    ResponderExcluir

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.