Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

sábado, 5 de novembro de 2011

Acerca do Pai Espiritual na Umbanda que praticamos



Eu gostaria de primeiramente definir a palavra "espiritualidade" no sentido que almejamos dar para este artigo. Quando falamos de espiritualidade falamos de certas expressões de nossa vida espiritual, tal como a oração, meditação e, no caso da Umbanda que praticamos, na busca da educação da mediunidade e de se conhecer e perceber os espíritos que vão nos guiar. Importante reforçar que a espiritualidade consiste na realização da ação espiritual em nós. Ou seja,  espiritualidade não é o que designamos habitualmente por esta palavra, mas antes a manifestação interna de um processo que nos leva a espiritualização, a uma vivência mais fraterna e amorosa.

E isto nos coloca imediatamente em uma posição muito nítida em relação à paternidade espiritual, pois se trata de auxiliar na formação de um médium – filho de fé - seguindo certos princípios morais e éticos para educar e desenvolver sua mediunidade para manifestar os espíritos segundo alguns padrões rituais. Há de ficar claro que a manifestação mediúnica é tarefa do médium e é independente do Pai espiritual.

Ou seja, a paternidade espiritual consistiria então, para o Pai espiritual, qualquer que seja o seu próprio nível de espiritualidade, em zelar com olhos vigilantes e humildes o que faz e como faz o médium no templo; ele (Pai espiritual) estimulará sua ação e o protegerá contra as dúvidas, inseguranças e antecipará amorosamente possíveis quedas morais que abrirão as portas para os assédios e obsessões. Em conseqüência, a função do Pai espiritual de certa forma é mais considerável do que pensamos geralmente. Obviamente, todo o zelo, apoio e proteção do Pai espiritual não isentam seu filho de fé do esforço próprio, pois o caminho é do caminhante e não de quem planeja o roteiro.

E dos dois lados pede-se humildade. Nós esperamos a humildade da parte do discípulo ou filho espiritual; mas quanto não é necessário a um sacerdote, um Pai espiritual, para jamais invadir o domínio do livre arbítrio e merecimento do outro, para tratar a alma do discípulo com total respeito. Uma das tarefas do Pai espiritual é a de educar seu filho na liberdade sem obrigações descabidas que o aprisionem num sistema punitivo, de medo. Isto impõe a não mais o manter em um estado de infantilismo aprisionado à opinião e vontade do sacerdote, onde seu discípulo sempre o busque sem cessar, as vezes por motivos banais, fúteis, ou em vão, mas para que ele cresça na medida tal que, seja capaz de aprender, ele mesmo, a ouvir as palavras “indizíveis” dos seus Guias espirituais, vigiando e colocando sob o crivo da sua razão como interpretá-las. Ninguém faz pelo outro o que é de inteira responsabilidade de sua consciência, nem o Pai na Terra nem o Pai do lado de lá. Assim se evolui espiritualmente e, como dizia o Mestre dos Mestre para os seus apóstolos, ele sendo Um com o Pai Celestial: "Vós Sois Deuses" -- "podeis fazer o que eu faço e muito mais."


Fonte http://www.triangulodafraternidade.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.