Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

terça-feira, 19 de abril de 2011

Hoje é Dia do Índio - 19 de Abril



Saravá as Caboclas e os Caboclos da Umbanda
Saravá o Índio Brasileiro



História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?


Origem da Data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.


Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.


Por que dia 19 de abril é Dia do Índio?

"Certo que todo dia é dia do índio, assim já dizia Baby Consuelo, a Baby do Brasil, só que o dia 19 de abril, foi um fato histórico, pois, em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos países da América e os índios, tema central do evento, também foram convidados. Como os índios, estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após refletirem sobre a importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente americano.No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas, assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, comemorasse o Dia do Índio, em 19 de abril. Daí então, que deu início aos grandes movimentos indígenas, pois, foi através desse I Congresso Indigenista, que os indígenas tiveram consciência, que tinham forças para lutarem pelos seus direitos. Lutarem por suas terras, pela preservação de sua cultura, por sua sustentabilidade e lutar pelo simples direito de continuarem a ser índios. Por isso temos que ter consciência, que o dia 19 de abril, não é só uma data comemorativa banal, essa data tem um significado histórico, e temos que respeitar, pois o dia 19 de abril de 1940, foi o primeiro passo para nós estarmos caminhado hoje."Trecho da carta de Alexandre Pankararu (alex@indiosonline. org.br)
Em 18/04/2006, na véspera do Dia do Índio, o Senado Federal reconheceu Sepé Tiarajú, como um dos “Herói da Pátria”. Projeto do Senador Paulo Paim (PT/RS), que inscreveu o nome do guarani Sepé Tiaraju no “Livro dos Heróis da Pátria”. Sepé Tiaraju, índio guarani da possessão Os Sete Povos das MissõesAo lado de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, D.Pedro I, Marechal Deodoro, Duque de Caxias, Almirante Tamandaré, Plácido de Castro e Chico Mendes, o corregedor dos 7 Povos das Missões Jesuíticas, Sepé Tiarajú, é o primeiro indígena a constar no Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília. “Sem dúvida, o índio Guarani Sepé Tiaraju é um símbolo na luta pela liberdade. Grande líder do seu povo, lutou até a morte para defender o direito de permanecer em sua terra. Sepé Tiaraju é hoje uma lenda para os nossos indígenas, e os de toda a América Latina. Simboliza o ideal de liberdade, de dignidade e de bravura, tão preciosos para os índios e exemplares para todos os cidadãos brasileiros”. (Senadora Maria do Carmo - PFL/SE).
“Sepé Tiarajú representa a luta histórica de um povo que lutou para permanecer no seu chão”, ainda emocionado, o senador gaúcho Paulo Paim, lembrou que a nação indígena solicitou que esse projeto fosse apresentado tanto no Senado como na Câmara. O deputado Marco Maia é o autor da proposição na Câmara.


NAÇÕES INDÍGENAS NO BRASIL, segundo a FUNAI

Amawáka - Nawa – Arara – Nukuini – Ashaninka - Poyanawa – Deni – Shanenawa - Jaminawa – Yawanawá – Katukina – Kaxinawá – Kulina – Manxinéri - Cocal – Jeripancó - Kariri_Xocó – Karapotó – Tingui_Botó – Wassú – Xucuru_Kariri - Galibi – Galibi_Marworno – Karipuna – Palikur – Wayampi – Wayána_Apalai - Apurinã – Issé – Katawixi – Marimam – Parintintin – Tuyúca – Arapáso – Jarawara – Marubo – Paumari – Waimiri_Atroari – Aripuaná – Juma – Katwená – Matis – Pirahã – Banavá_Jafí – Juriti – Kaxarari – Mawaiâna – Pira_tapúya – Wanana – Baniwa – Kaixana – Mawé – Sateré_Mawé – Warekena – Barasána – Kambeba – Kayuisana – Mayá – Suriána – Baré – Kanamari – Kobema – Mayoruna – Tariána – Xeréu – Kanamanti – Kokama – Miranha – Tenharin – Yamamadi – Desana – Tora - Karafawyána – Korubo – Miriti – Yanomami – Himarimã – Karapanã – Munduruku – Tukano – Zuruahã – Hixkaryana – Maku – Mura – Tukúna - Arikosé – Pankararú – Atikum – Botocudo - Pataxó Hã Hã Hãe – Kaimbé – Tuxá – Kantaruré – Kariri – Kiriri – Kiriri_Barra – Pankararé - Jenipapo – Kalabassa – Kanindé –Pitaguari – Potiguara – Tabajara – Tapeba – Tremembé - Guarani [M'byá] – Tupiniquim – Ava_Canoeiro - Karajá – Tapuya - Awá, - Guajá – Guajajara – kanela – krikati – Timbira [Gavião] - Apiaká – Juruna – Mehináko – Rikbaktsa – Yawalapiti – Kalapalo – Metuktire – Suyá – Zoró – Aweti – Kamayurá – Tapayuna – Bakairi – Mynky – Tapirapé - Bororo – Katitaulú – Nafukuá – Terena - Cinta Larga – Kayabí – Nambikwara – Trumai - Enawené_Nawê – Kayapó – Naravute – Umutina – Hahaintsú – Kreen_Akarôre – Panará – Waurá - Ikpeng – Kuikuro – Pareci – Xavante – Irantxe – Matipu – Xiquitano – Guarany [Kaiwá e Nhandéwa] – Guató – Kadiwéu – Kamba – Kinikinawa – Ofaié – Kaxixó – Krenak – Maxakali – Pataxó – Tembé – Xakriabá – Kaingang – Xeta - Fulni-ô – Kambiwá – Kapinawá – Truká – Xucuru – Guarani - Amanayé – Parakanã - Zo'e – Anambé – Suruí - Katwena – Araweté – Kaxuyana – Tiriyó – Assurini – Kayabi – Turiwara – Wai_Wai – Waiãpi – Kuruáya – Wayana_Apalai – Mawayâna – Xipaya – Aikaná – Jabuti – Mutum – Urupá – Ajuru – Kanoê – Amondawa – Pakaanova – Karitiana – Paumelenho – Arikapu – Sakirabiap – Ariken – Koiaiá – Aruá – Kujubim – Tupari - Makuráp - Uru Eu Wau Wau – Mekén – Urubu – Ingaricô – Macuxi – Patamona – Taurepang – Wapixana - Ye'kuana – Xokleng – Xocó - Apinaye – Javaé – Kraho – Xerente

Grupo Povo de Aruanda


Parabéns ao dia do Índio, etnia fundamental para a formação de nossa Lei Divina da Umbanda.
Formadora da linha de Caboclos, com seus ancestrais atuam no astral para nosso desenvolvimento espiritual aqui no plano terrestre.
Utilizamos seus cantos, fundamentos e trabalhos mediúnicos.
Etnia forte, exterminada aos poucos pelo homem branco (nós), os mesmos que hoje necessitam de seus ensinamentos, e ajuda, e mesmo assim, nos auxiliam felizes em ter essa oportunidade.
Legião espiritual, tão nobre que vem a terra, limpar os corpos materiais de seus antigos algozes, para que os mesmos possam evoluir no lado espiritual.
Obrigado por existirem e proteger sua linha de atuação vibracional que são as matas, florestas e a natureza em geral, que nós homens "civilizados brancos", continuamos a degradar, exterminar e devastar em nome de uma pseudo evolução e desenvolvimento.
E mais em especial , homenageio meu Guia e Mentor Caboclo Índio Tupinambá, espírito guia que atua na linha dos caboclos (índios) de Oxóssi, povo das matas. Saravá a todos os Índios da Terra e do Astral, Anauê!

Denis Sant’Ana   .’.   \|/   سلام

2 comentários:

  1. Tava na beira do rio
    sem poder atravessar
    Chamei pelo Caboclo
    Caboclo Tupinambá...
    Tupinambá chamei, chamei, tornei chamar, êah
    Okê Caboclo! Salve o povo de pena!

    ResponderExcluir
  2. Salve Ágata!!! Que Oxossi te traga muita Fartura e Sabedoria... Que O Caboclo Índio Tupinambá esteja em sua Vida te Protegendo e Guiando... Saravá Irmã!

    Denis Sant'Ana .'. \|/

    ResponderExcluir

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.