Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

sábado, 9 de abril de 2011

As Antigas Religiões em Novos Tempos

    

          O que é Religião?

         “Religião é um conjunto de crenças que compartilham códigos morais e fazem uso de forças sobrenaturais, divinas, sagradas e transcendental. É ainda confuso a definição exata de Religião.”
Sempre foi complicado discutir sobre religião, pois além de haver muitas, as opiniões são por vezes extremistas, até dentro de uma mesma religião é difícil encontrar pensamentos iguais sobre a relação entre homem e o divino.
A religião nos guia, nos aponta a direção, é uma ferramenta natural do ser humano, e deve ser usada com o bom-senso.

As maiores Religiões do Mundo:
Islã (ou islamismo ou islão):

 
 A maior religião, chegando a 1,3 BILHÃO de adeptos. Monoteísta, surgiu no século VII na Península Arábica, baseada nos ensinamentos do profeta Maomé e na escritura sagrada do Alcorão.

 

Cristianismo:


Com cerca de 1,1 BILHÃO de seguidores, essa é uma religião muito comum no ocidente. Monoteísta, baseia-se nos ensinamentos de Jesus, estes recolhidos no Evangélio, parte do Novo Testamento.

Hinduísmo (ou Sanātana Dharm):


Com 900 milhões de praticantes, é uma tradição religiosa originada do subcontinente indiano que abrange o bramanismo, crendo na Alma Universal. Dentre as seis divisões históricas (darshanas), somente duas sobrevivem, a Ioga e Vedanta.



Budismo:


Com 380,8 milhões de adeptos, é mais que uma religião, é uma filosofia baseada nos ensinamentos de Sidarta Gautana. Conta com certa de 380 milhões de seguidores, é uma religião conhecida em todo mundo pela sua cultura. Para certos pesquisadores e estudantes, o budismo pode não ser considerado como religião, porque não existe um Deus criador, dogmas e proselitismo. O budismo é o caminho para o crescimento espiritual, através dos ensinamentos de Buddhas.

Sikhismo:


Com 25,4 milhões de adeptos, é uma religião monoteísta fundada em Punjab (noroeste da Índia) por volta do século XV pelo Guru Nanak. Baseado nos ensinamentos de 10 Gurus.


Espiritísmo:


Com 15,1 milhões de fiéis, crêem na existência de um espírito imortal, na reencarnação e na intermediação entre o mundo espiritual e o mundo real através de um Médium. Para os espíritas, o homem é um espírito ligado a um corpo através de uma alma.

Judaísmo:


Com 13,1 milhões de adeptos, é a religião do povo Judeu e mais antiga das principais religiões monoteístas surgiu da religião mosaica. O Deus é chamado de YHWH ou Adonai ou HaShem. Segundo os judeus, Israel foi escolhido para receber o Torá (ensinamentos desse Deus).


Fé Bahá’i:


(Oriundo do Islamismo) Com 7,6 milhões de seguidores, foi fundada por Bahá’u’lláh em 1844 na antiga Pérsia. Não possui dogmas, rituais, clero e sacerdócio. Os seguidores são chamados como Bahá’u’lláh e baseiam-se no contínuo progresso da civilização e no respeito à humanidade. É uma religião monoteísta e crêem que Deus é o criador de tudo e de todos. Deus é eterno e inacessível.

Jainismo (ou Jinismo):


(Oriundo do Hinduísmo) Com 4,6 milhões de adeptos é uma das religiões mais antigas da Índia. Como o budismo, crêe em um único Deus mas não atribui a ele atributos de necessidade e figura central. Acredita-se que surgiu no século V a.C. devido as ações de Mahavira. Buscam a libertação.

.

Vídeo | O Desenvolvimento Geográfico das Religiões

 

 

Mas a verdade, não é uma só?
A verdade é uma só, as pessoas é que são diferentes.
Esta conclusão explica a variedade de religiões que hoje conhecemos.
A variedade de religiões é consequência da diversidade social e cultural existente no mundo.
Entender a percepção humana nos ajuda e compreender a quantidade de religiões. A princípio, todo ser humano sente frio e calor e percebe que na ausência da luz predomina a escuridão. Essas percepções nos fazem experimentar a vida e desenvolver as nossas próprias intuições, portanto cada ser humano experimenta a vida de maneira diferente devido ao seu contexto social.
Independente de qual é a verdade absoluta, as histórias são contadas por gerações e cada indivíduo interpreta da sua forma, de acordo com suas percepções e sentimentos. Por isso quem nasce em um país cristão, por exemplo, tem grande tendência de ser cristão.
Mas também existem partes em comum entre as religiões, como a existência de um Deus, em todas as grandes religiões o Deus sempre fala de amor e paz, então porque por milhares de anos os homens matam e morrem em nome de Deus? Porque os homens não fazem jus a aquilo que acreditam? Não seria isso hipocrisia? Afinal, não existe nenhuma guerra que seja santa, o que existe ainda hoje é o preconceito, a tolice de achar que 7 bilhões de pessoas devem perceber e entender a vida da mesma forma.
Acredito que Deus não se importe com o titulo da sua religião, mas sim com suas atitudes em em vida. Deus não é como um candidato político. Ele não precisa de títulos, slogans ou promoções, muito menos de guerras e tiranias justificadas em seu nome. Deus esta em tudo, sem fronteiras geográficas, sociais ou econômicas. Deus não é Religião.
Contudo, vemos na história da humanidade, religiões que por vezes equivocadamente se comportam como partidos políticos, intitulando leis para verdades que mal conhecem.
A resposta para “de onde viemos?” ou “para onde vamos?” não caberiam dentro de uma hora ou no espaço de uma página inteira, pois são grandes e diversas as mitologias, teorias, filosofias ou sociologias, mas cabe aqui e agora ressaltar a relação efetiva entre religião e sociedade, isso é Educação, ou pelo menos deveria ser em um país grande e de sociedade multicultural como é o Brasil.

Religião e Sociedade
Desde muito tempo atrás o homem se arrisca a responder sobre o que é divino e o que é humano, e como devemos ou não viver, o grande problema é quando usam o nome de Deus para justificar um suposto fanatismo, pois a questão é que não existe apenas um homem, muito menos uma só resposta, ainda que a verdade seja apenas uma.
Com o tempo os povos foram se misturando, formando uma só sociedade global, gurus e profetas por todos os lados, diversas religiões e congregações, todas as quais oriundas de suas tradições e culturas, com experiências e percepções adquiridas através de seu tempo e espaço. Por compartilharmos todos do mesmo mundo, é bom praticar o convívio social.
Conclusão
Acreditar em Deus é também respeitar a crença de outras pessoas, pois compreensão e paciência são virtudes que qualquer Deus ensina. Isso é viver em sociedade.
A Educação promove para as novas gerações, o conhecimento sobre os velhos problemas sociais.

“Quem me dera
Ao menos uma vez
Entender como um só Deus
Ao mesmo tempo é três.”
Índios – Legião Urbana
A bíblia cristã descreve Deus em três estados, Pai, Filho e Espírito Santo. Isso já parece bem confuso para alguns, mas em uma visão universal entre as religiões fica tudo ainda mais complicado, pois quem dera a humanidade entender que independente de religião o Deus em verdade é apenas um.

Salve o Universalismo!

Denis Sant'Ana   .'.   \|/  سلام

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.