Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

terça-feira, 5 de abril de 2011

Um Yogue no Terreiro de Umbanda


- Sri Sevananda Swami visita a Umbanda.
O grande mestre Sri Sevananda, mon­ge, yogue, químico, filósofo, iniciado em várias correntes eso­té­ricas do Oriente e do Oci­dente, funda­dor da avan­çada Sarva Yoga e alma iluminada, percorreu centenas de quilômetros em um trailer no Brasil.
Tudo começou em julho de 1952, quando o mestre visitou inúmeras ci­dades e vilarejos, sempre levando a boa palavra e o carinho de um coração sem fronteiras.
No seu interessante livro “Yo que caminé por el mundo”, impresso na Argentina em 1953 (em segunda e esgotada edição), ele des­creve suas inúmeras aventuras e as atividades das principais sociedades, fraternidades e ordens espiritualistas e iniciáticas.
Num interessante capítulo inti­tulado “Umbanda!”, ele conta sua  ex­periência em alguns terreiros da Um­banda brasileira. 
A palavra deste Guru é inestimável, sobretudo hoje em dia, onde a inqui­sição religiosa, filha da ignorância e da violência, volta a atacar os agrupa­men­tos umban­distas.   Aqui traduzo e transcrevo algumas obser­vações do mestre:

- “Em outra reunião..., estavam várias pessoas, quando cheguei com um discípulo que me rogou para assistir e dar minha opinião. Estava falando, por um médium, porém de forma com­pletamente natural e consciente..., um caboclo.
O ensinamento que dava era inte­ressan­te, a linguagem pitoresca, bem ao nível dos ouvintes, e muitas analogias usa­das deno­ta­vam extremo engenho e gran­de capacidade de manejar as aplicações do ensinamento. Sen­tado em meu canto, esperava algo espe­cial, intuído.  Entre os presentes eu não era conhecido, e nin­guém podia julgar, por minha aparência, meu modo de ser ou pensar.
Chegando até mim, o caboclo me saudou em sua linguagem típica, me observou com lar­gueza, levan­tando-se en­tão de um modo altivo, quase hierá­tico e com tom, pro­núncia e lin­guagem total­mente diferentes..., me disse que iria virar a casaca e pas­sou a comentar minhas atividades de modo no­tável por vários mo­tivos:
1) Falava ma­ne­jan­do o simbolis­mo astroló­gico, ca­balístico, mágico e místico, com mui no­tável cabedal de co­nhe­cimento e pre­cisão de expres­são.
2) Colocava em des­­­­­taque, de forma muito discreta, po­rém com alusões claras, to­das as minhas ativida­des visíveis e ocultas, assim como me deu a solução de alguns assuntos que me preo­cupa­vam e a indicação futura de acon­te­cimentos, que se cumpriram depois ao pé da letra”.

E o grande Guru ainda acrescenta:
“Considero, pois, um dever, dizer o se­guin­te para a orientação de meus discípulos e do leitor em geral:
O movimento de Umbanda é com toda evi­dência uma nova operação de co­mando do In­visível, que vendo no Brasil a grande influên­cia africana..., acharam que se fazia necessá­rio para todo um setor da popula­ção, algo mais mágico, mais animado e menos religioso que o espiritismo...”.

E Sri Sevananda Swami termina de modo magistral:
“Recomendamos, isto sim, olhar sem­pre com atenção o que fazem seus adeptos, pois existe muito que apren­der...”.
O Swami não era espírita e nem en­tusiasta do espiritis­mo. Ele não conhecia a Umbanda ou as tradições afro-brasileiras
Porém, como mestre verdadeiro que era, além de um homem de mente aber­ta, tranquila e profun­da­mente lúcida, deu mostras de autêntica to­lerância, diálogo inter-religioso e amor incondicional.  Ati­tu­de muito diversa de certos pastores, mi­nistros religiosos e leigos atuais.
Com certeza, estas pes­soas também perseguiriam este querido mestre, difa­mando sua fé, apedre­jando seu trailer, interrom­­pen­do suas palestras e aulas de yoga!
Triste sinal dos tem­pos.
Que Sri Sevananda Swami, agora mergu­lhado nos doces braços de Zambi, nos ajude a levantar bem alto o estandarte da paz e da justiça.

OM E SARAVÁ!

Por Edmundo Pellizari

Texto Publicado no Jornal de Umbanda Sagrada em Outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.