Espiritualizando



Fé Racional

"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)

Espiritualize-se...

Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.

Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.



Seguidores Espiritualizados

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Assine o nosso...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Verdade Universal


Um homem tentando entender Deus é como um cego de nascença tentando entender o fogo. Para o cego faltam sentidos e referencias para compreender o fogo. Para o homem falta sentidos, referencias e inteligência para compreender a inteligência que arquitetou as leis físicas, químicas, biológicas, quânticas do universo.


Somos apenas um fragmento mínimo de matéria diante de todo universo, movidos por uma “energia inteligente” que alguns chamam de espírito, querendo compreender o todo. Somos uma gota de água querendo compreender o oceano. Somos como um microscópico verme intestinal tentando compreender a inteligência do nosso hospedeiro. Somos a mínima parte achando que podemos compreender o grande todo.


Infelizmente nos falta humildade para assumirmos como somos pequenos e medíocre, vivendo em um medíocre planetinha entre trilhões de estrelas de uma galáxia medíocre em relação aos 100 bilhões de galáxias que estimamos existir através da nossa pobre ciência.


A bíblia nada mais é do que uma tentativa de traduzir uma verdade suprema e elevadíssima para uma sociedade primitiva que viveu a 2000 anos atrás. Para se fazer compreender foi preciso baixar o nível, usar poesia, parábolas, historinhas de adão e eva que pudessem ser digeridas por nossa mentalidade limitada e cheia de defeitos e imperfeições. Infelizmente nem todos são capazes de “traduzir” a verdade escrita de forma simbólica. Hoje chega a ser piegas, ridículo e brega tudo que se lê na Bíblia e em qualquer escritura dita sagrada dos povos antigos. O problema esta em nós. Na nossa incapacidade de assumir somos pequenos e limitados seres incapazes de compreender o mecanismo movem o universo e a vida.


Deus não castiga ninguém. Nós é que não prestamos atenção na existência da lei universal de causa e efeito. Para tudo existe uma causa. E para toda causa existe um efeito. Seus atos geram conseqüências futuras. Atos negativos geram conseqüências negativas. Atos positivos geram conseqüências positivas.


Nada no universo desaparece. Os átomos que compõem seu corpo estão presentes na Terra e no Universo desde a sua formação. Um dia estes átomos retornaram a sua origem. Da mesma forma a energia que compõe a sua mente e sua inteligência não poderá desaparecer com sua morte. Ela continuará existindo por toda a eternidade.


E da mesma forma que todas as energias do universo buscam o equilíbrio, a estabilização e a perfeição, nossa energia mental ( nosso espírito ) continuará existindo por toda eternidade em busca do equilíbrio através da sabedoria. Para atingir a sabedoria precisamos vivenciar. De nada adiante o conhecimento puro sem a vivencia prática do conhecimento. E para isto que existe a vida, ou as vidas que iremos animar pela eternidade, não só no planeta Terra mas em outros sistemas com vida equivalente ao nosso nível evolutivo.
Temos o livre arbítrio. Fazemos nossas escolhas livremente e pagamos o preço pelas escolhas feitas. Todos nós temos liberdade de acreditarmos em um modelo de realidade.


Se o verdade universal fosse um ELEVANTE, a humanidade seria formada por grupos de cegos que em conjunto e através do tato tentam descobrir e descrever esse elefante para os demais. Dependendo da posição em que se encontra cada grupo de cegos o elefante se parece com uma coisa diferente.


Temos 2 grandes grupos tentando compreender este elefante que é a verdade universal.


Um é o grupo formado pelas ciências.


O outro é o grupo formado pelas religiões.


Todos falam da mesma coisa, só que de forma diferentes.


Ninguém tem a verdade absoluta pois todos possuem apenas um fragmento da verdade.


Somente com a união da humanidade, de todas as ciências e religiões que poderemos um dia montar o grande quebra cabeça que é a verdade universal, a inteligência que foi a causa de tudo que conhecemos.

Fonte: http://www.vidaemorte.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.

Caboclo Índio Tupinambá

Caboclo Índio Tupinambá
"...Onde quer que Você esteja... meu Menino... Estarei Sempre com Você... Anauê!"

Luz Crística

Pense Nisso...

"Estudo, requer meditação. A meditação leva a conclusões. E as conclusões fazem com que as pessoas modifiquem os seus hábitos e suas atitudes" – Dr. Hermann (Espírito) por Altivo Pamphiro (Médium)

Obras Básicas da Doutrina Espírita - Pentateuco Espírita

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.