Umbanda - recursos rituais e elementos materiai: |
A Umbanda possui seus próprios rituais e preceitos, e através da manipulação dos quatro elementos: ar, terra, fogo e água ajuda na melhoria da vida do ser humano aproximando-o da natureza. |
Suas práticas doutrinárias são base para nossa elevação moral, mental e espiritual. Na Umbanda podemos manipular os elementos da natureza e o prana, através de vários ritos, pois a magia, contida em muitos rituais umbandistas tem a necessidade de elementos materiais de ligação entre o plano físico e o espiritual. Devido às nossas necessidades materiais, precisamos nos equilibrar espiritualmente usando elementos rituais e materiais. 1 - Defumações A defumação tem o poder de desagregar cargas negativas, através dos elementos ar, fogo e vegetal, pois interpenetra o campo astral, mental e áurico, tornando o indivíduo receptivo às energias positivas. 2 - Pemba e Pontos Riscados O giz usado na Umbanda, denominado pemba é utilizado pelas entidades riscarem pontos (mandalas)de acordo com a necessidade que se apresenta. Nos pontos riscados com pemba está contida toda uma magia, apresentando símbolos correspondentes aos orixás. 3 - Pontos Cantados Os pontos são louvações e orações cantadas, verdadeiros mantras, preces, rogativas, que dinamizam forças da natureza e nos fazem entrar em contato íntimo com Deus e os orixás que nos regem. 4 - Giras A Umbanda recorre às “danças rituais”, pois, durante seu transcorrer, os médiuns se desligam de tudo e se concentram intensamente numa ação onde o movimento cadenciado facilita seu envolvimento mediúnico. 5 – Atabaques (Tambores) As vibrações sonoras emitidas pelos atabaques estimulam a sensibilidade, modificando as irradiações energéticas, atuando sobre o padrão vibratório do médium. 6- Roupa branca O branco é a cor de Oxalá, que é o regente da fé, da religiosidade dos seres, da pureza, da humildade, da benevolência, da paciência, da fraternidade, da união e da caridade. Mas quando alguém veste o branco e assume o grau de médium, dele também é exigido que purifique seu íntimo, reformule seus conceitos a respeito da religiosidade e do ser humano. 7 - Guias O colar ritualístico, denominado na Umbanda de guia, é uma peça fundamental, tendo como objetivo proteger o médium de qualquer má influência ou vibração e dar-lhe segurança durante seus trabalhos magísticos. Por Veraldo de Souza – diretor de cultura e comunicação da Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé Obrigado Senhor por ter colocado a Umbanda no meu Caminho... Salve a Umbanda. Salve a Todos os Irmãos de Fé! Que Deus abençoe a todos os Irmãos de Boa Vontade. Saravá Umbanda. |
"Ninguém acende uma lâmpada e a coloca num lugar onde ficará escondida, ou sob uma tigela. Ao invés disso, coloca-se ela de pé, assim aquele que entrar pode enxergar a luz." "O reino de Deus está dentro de vós." "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." Mestre Jesus Cristo.
Fé Racional
"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade. À fé é necessária uma base, e essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer; para crer não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. A fé cega não é mais deste século; ora, é precisamente o dogma da fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre arbítrio." (O Evangelho Segundo o Espiritismo.)
Espiritualize-se...
Sábio é aquele que a tudo compreende e nada ignora. Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar.
Nenhum mistério resiste à fragilidade da Luz. Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.
Seguidores Espiritualizados
Translate
Assine o nosso...
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Parabéns Umbanda! 102 Anos de Caridade, Amor e Fé
Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda
A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho. Caboclo Índio Tupinambá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário